Dicas para aplicar o consumo consciente na sua vida

Dicas para aplicar o consumo consciente na sua vida

Quando o assunto é dinheiro, sabemos que muitas pessoas podem ter dificuldades com sua administração. Ter uma gestão de consumo eficiente é de suma importância para uma qualidade de vida ainda melhor, especialmente aqueles que almejam poupar rendimentos financeiros para conquistar novos sonhos ou simplesmente para evitar dívidas cumulativas.

Dessa forma, só conseguimos ter umcontrole financeiro quando passamos a ter consciência do que entra e o que sai da nossa carteira. Adquirir hábitos conscientes quanto ao que consumimos nos oferecem maior tranquilidade no dia a dia e nos deixam mais próximos de realizar os nossos sonhos.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e veja as 3 dicas práticas para gerar hábitos conscientes de consumo em seu dia a dia.

1. Pondere suas principais necessidades

Em geral, para que tenhamos total consciência de nosso consumo, é necessário percebermos se a compra realizada está de acordo com o momento. Em outras palavras, é preferível se perguntar: “eu preciso realmente gastar com isso?” Por mais clichê que possa ser, o ato de nos questionarmos sobre determinadas ações nos tornam mais conscientes em relação ao que consumimos.

Já que o nosso cérebro, na maior parte do tempo, trabalha no piloto automático, não nos oferece a oportunidade de nos concentrarmos no presente e percebermos as consequências (sejam elas positivas ou negativas) quanto ao que adquirimos.

Portanto, pratique o hábito de ponderar suas principais necessidades e a se perguntar se aquilo que você deseja no momento é realmente necessário para as circunstâncias atuais.

Quando temos ciência de nossas principais necessidades, passamos a questionar situações típicas, por exemplo:

• frequência de saídas a lugares sociais;

• excesso de compras, especialmente quando ocorrem promoções e descontos;

• gastos com comida;

• gastos com transporte;

• entre outros relacionados.

2. Tenha um bom controle financeiro

Já que a adoção de práticas conscientes de consumo está diretamente ligada a necessidade de controlarmos nossas contas mensais, nada melhor que registra-las em um sistema de controle financeiro. Quando passamos a ter uma visão daquilo que realmente gastamos, sejam contas fixas ou variáveis, os gastos se tornam mais conscientes.

Isso ocorre pelo fato de já entendermos o quanto teremos que gastar durante o mês. Assim, passamos a ponderar os nossos rendimentos financeiros e, posteriormente, dividi-los por nossas principais prioridades em relação aos nossos hobbies, necessidades momentâneas, entre outros.

3. Estipule metas de consumo

Assim como planejamos diminuir a gordura corporal por meio de dietas e planos alimentares durante um período estabelecido, o mesmo pode valer para a sua vida financeira.

Estipular metas mensais para consumo não só te oferece menos riscos de inadimplência e aquisição de dívidas, mas como também poupa o seu dinheiro de forma inteligente.

Além de você ter total controle sobre seus ganhos e a condução desse dinheiro no seu ciclo pessoal ou familiar, ainda será possível guardar um pouco, o que contribui ainda mais para futuros investimentos, seja uma viagem, uma casa, carro, celular e dentre outras realizações pessoais.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe a importância de adquirir novos hábitos de consumo consciente, e conhece as 3 principais dicas para ter sucesso na sua gestão financeira, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e conheça outras dicas importantes para o seu bolso.