Pechincha: uma atitude essencial para quem deseja economizar

Pechincha: uma atitude essencial para quem deseja economizar

A economia doméstica é essencial para nossa rotina, isso porque ter umcontrole financeiro é um pilar muito importante para as pessoas que planejam gastos maiores no futuro. Nesse sentido, o ato de pechinchar é um grande aliado da economia e neste artigo você irá compreender o porquê de investir nessa atitude.

A maioria dos produtos e serviços podem ter o valor reduzido

Um fato incontestável é que grande parte dos produtos e serviços que consumimos podem ter o valor reduzido, exceto quando se trata de grandes franquias que não possibilitam essa abertura. Mas sim, alguns descontos podem ser acrescentados em produtos e serviços sem afetar o lucro do vendedor.

Para obter esse benefício, você deve se atentar a algumas questões e estabelecer um limite desejado do desconto, afinal, alguns valores podem ser completamente injustos. Se você já for um cliente fixo da pessoa, se torna mais fácil obter esse desconto, e outra coisa: os descontos em centavos também fazem muita diferença, acredite. Conheça os seus direitos como consumidor e não tenha medo na hora de pedir um desconto, desde que ele não seja abusivo.

Pechinchar é diferente de ser pão duro

Um erro comum que impede muitas pessoas de praticarem a pechinchada é a crença na ideia de que isso é mesquinharia. Apesar de ser uma ideia bastante difundida, não condiz com a realidade. É certo que muitas pessoas podem exigir descontos abusivos e irreais, mas isso vai da própria consciência.

O desconto é um direito garantido ao consumidor e não há nada de errado em exigir uma redução no valor, principalmente quando está se comprando à vista. Se você tem a consciência de que merece aquele desconto e que ele não irá afetar os vendedores, então não há nada de mesquinharia nisso e muitas vantagens poderão surgir com essa atitude.

A pechincha proporciona benefícios ao cliente e ao vendedor

Muito se fala na importância da pechincha para o consumidor, mas a realidade é que ela também proporciona benefícios aos vendedores. A partir do momento em que um proprietário se dispõe a oferecer determinados descontos, abre a possibilidade daquele freguês se tornar um cliente fixo e ainda recomendar o negócio a outras pessoas.

Um gestor que abre caminhos para o diálogo e para acordos com o cliente, possui muito mais chances de prosperar e atrair novos clientes. Portanto, não tenha medo de pechinchar, há muitos benefícios a serem conquistados com essa atitude.

Pechinchar faz muita diferença na economia doméstica

Isso mesmo que você leu, a atitude de pechinchar irá fazer muita diferença nas suas contas no final do mês. Independente se você é ou não uma pessoa muito controlada financeiramente, qualquer centavo descontado na compra de um produto ou serviço fará uma diferença considerável nas suas economias.

Uma das maneiras de perceber isso na prática é anotar o dinheiro economizado com cada pechincha e, assim, você terá uma referência concreta dos valores conquistados com essa atitude e a destinação deles. Com o tempo você dará conta de pagar cada despesa doméstica sem grandes dificuldades.

Como pechinchar da maneira correta?

Muitas pessoas sentem vergonha na hora de pedir a diminuição do valor final, mas não há motivos para isso. Se você já é freguês daquele negócio e conhece muito bem os vendedores, pedir desconto é uma atitude essencial, só não se esqueça de indicar o estabelecimento aos seus conhecidos, caso a experiência tenha sido positiva.

Outro ponto essencial é que quando o pagamento será realizado à vista, se abre mais uma possibilidade para pedir desconto, afinal você e o gestor sairão ganhando. Então não se esqueça da simpatia e pechinche sempre que necessário.

Leia outros artigos do nosso blog e realize uma visita ao nosso site: