Situações em que o barato pode sair caro

Situações em que o barato pode sair caro

A intenção de cortar gastos desnecessários e economizar pode ser bastante vantajosa quando usada com critério. Por outro lado, achar que toda economia vale a pena é uma grande ilusão e pode fazer com que você caia em algumas furadas.

Por isso, abordamos neste artigo 5 situações em que o barato pode sair caro, fruto de decisões imediatistas, que fazem você não pensar nas consequências futuras. Saiba quais são elas e previna-se!

Fechar os olhos para manutenções

Seja na sua casa ou no carro, estar com a manutenção em dia ainda é a melhor forma de evitar prejuízos, uma vez que se trata de uma ação preventiva ou de correção, o que impede o desencadeamento de outros problemas.

Portanto, nada de fazer remendos nas instalações elétricas da sua casa ou alguma artimanha que comprometa os aspectos estruturais do imóvel ou o funcionamento do carro, colocando em risco a sua segurança e da sua família. Considere fazer as devidas revisões do seu veículo e as manutenções necessárias o quanto antes.

Expor-se a riscos

O mesmo vale para quando você opta por não pagar um plano de saúde ou odontológico, contratar um seguro para o seu carro e para a casa. Esse é o tipo de economia que pode, na verdade, gerar grandes prejuízos.

Imagine a situação de ter o carro roubado, sem seguro, numa época em que ainda está pagando as parcelas do financiamento. Você terá que continuar pagando mesmo sem estar em posse do veículo. Ou, ainda, uma circunstância bastante comum, que é surgir um problema de saúde e precisar custear uma batelada de exames, o que, na pior das hipóteses, pode ser só o começo dos gastos com medicamentos, exames e hospital.

Financiar carro com pouca entrada

Na hora de comprar um carro, leve em consideração que dar uma entrada de menos de 30% do valor do veículo, geralmente, não compensa. Isso porque carro tem uma desvalorização muito rápida, e só o ato de tirá-lo da loja já chega a esse percentual de desvalorização.

Além disso, tem a questão dos juros, que, no final das contas, podem fazer você pagar o equivalente a dois carros. Então, nesse tipo de aquisição, garanta ao menos 50% do valor no ato da compra e financie o restante.

Fechar planos anuais

O problema aqui não é propriamente fechar o plano anual, mas é não usufruir da compra. Para que se comprometer a pagar a academia o ano todo se você mal frequenta? Até que essa situação mude e você volte de vez para a academia, mesmo que tenha de desembolsar alguns reais a mais por mês, considere optar por um plano de menor prazo, o prejuízo pode ser bem menor.

O mesmo vale para assinaturas que dão acesso a conteúdos online, por exemplo, como cursos ou plataformas. Caso feche o plano anual, se assegure de que realmente vá utilizar com frequência.

Cortar o lazer

Pode parecer contraditório quando falamos de economia, mas o lazer é uma parte fundamental para o nosso bem-estar físico e mental. E cortar todos os pequenos prazeres da vida só vai fazer com que o dia a dia fique ainda mais estressante (lembre-se dos gastos com consultas médicas e remédios).

Com certeza, existem muitas opções que entram no seu orçamento e que fazem toda a diferença para sair da rotina e para a boa convivência em família.

Quer saber como organizar as suas finanças de forma fácil e eficiente? Acesse o site e conheça o nosso sistema online de controle financeiro para pessoas físicas e pequenas empresas.