Operação long e short como funciona?

 Operação long e short como funciona?

As long e short são operações maravilhosas do mercado financeiro atual. Se você já ouviu falar e está curioso, hoje vai entender um pouco mais sobre elas.

A princípio, é interessante dizer que primeiro é bom saber sobre ações, não é uma operação para iniciantes na bolsa de valores, já que necessidade de maior conhecimento de mercado e anomalias.

Ela pode ajudar você a ter alguns ganhos bem interessantes, mas primeiro precisamos entender como ela funciona.

Então, veja essa explicação e entenda mais sobre a operação long e short e como funciona essa dinâmica.

O que significa operar em long e short?

Para praticar o long e short vamos pegar como exemplo duas ações que tem a ver uma com a outra, tais como de dois grandes bancos, que são do setor bancário, claro. Afinal, são setores em comum e se, por exemplo, acontece uma crise financeira no país, existem alta inadimplência e baixa nas duas ações.

A consequência é certo prejuízo em alguns períodos. O mesmo vale para as duas ações quando há alta no setor, todas as empresas vão apresentar alta, de acordo com a estabilidade do setor.

Como entender as anomalias do mercado?

É bom escolher ações do mesmo setor, pois a operação deve ser feita em empresas parecidas. Por outro lado, precisamos diferenciar altas e baixas no setor com as anomalias de mercado.

As anomalias acontecem quando uma empresa apresenta alta ou baixa por motivos muito específicos, como o surgimento de um novo investidor, por exemplo. Isso quer dizer que outras empresas do seu mesmo setor não terão esse impacto, não será influência na economia como um todo.

Quem opera no mercado financeiro deve estar atento a essas anomalias na hora de operar, para que consiga fazer dinheiro dentro dessas oportunidades.

Quando operar em long e short?

O momento da anomalia é o mais interessante para agir, visando que em algum momento as ações do mesmo setor voltarão a ficar estáveis.

Você tem duas ações de bancos, sendo que uma delas apresenta alta por conta de uma anomalia no mercado e a outra não.

Para agir na perspectiva do long e short, você vende a que está em alta e mantém compras da que está estável.

Sabendo que em algum momento as duas estarão novamente no mesmo patamar.

Os termos long e short

Pode ser que fique ainda mais claro o conceito na hora de traduzirmos os termos, então, saiba que long significa “comprado” e short significa “vendido” dentro desse universo.

Nesse caso de exemplo, temos um banco em long e um em short.

Os cuidados com a operação

Há sim uma complexidade nesse tipo de operação, já que existe necessidade de conhecer o mercado financeiro da ação e do setor para determinar long e short.

Mais do que entender os conceitos, é importante entender como surge oportunidade dentro dessa dinâmica, que surge a partir do que acontece nessas empresas, as anomalias.

Então, fique de olho nas anomalias de mercado, pois elas que podem ajudar a saber se é momento de fazer operação em long e short.

Se você gostou deste conteúdo, acesse mais textos como este em nosso blog!

Procurando um Gerenciador Financeiro de InvestimentosClique aqui e conheça agora!