Afinal, vale a pena fazer o refinanciamento de um veículo?

Afinal, vale a pena fazer o refinanciamento de um veículo?

Contratar uma linha de crédito para a aquisição de um veículo pode acabar pesando no orçamento mensal. Quando isso acontece, muitas pessoas buscam alternativas para diminuir a dívida e é aí que o refinanciamento surge como uma possibilidade. Mas, será que de fato o refinanciamento de um veículo vale a pena?

Para responder a essa pergunta, é importante entender o que é e como funciona o refinanciamento. Vamos lá!

Refinanciamento é uma modalidade de empréstimo no qual o veículo é usado como garantia real do pagamento da dívida, o que reduz os riscos de quem empresta. Na maioria dos casos, o solicitante consegue diversas condições especiais, como:

- Taxas de juros mais baixas;

- Maior prazo para pagamento.

Como funciona

Já deu para entender que o refinanciamento é a troca de um contrato de empréstimo por outro, com novas condições de pagamento e valores diferenciados. Enquanto no financiamento a linha de crédito é específica para um fim específico, nesse caso a aquisição de um veículo, no refinanciamento o veículo, é apenas a garantia de pagamento e o valor pode ser utilizado para qualquer finalidade.

Para realizar o refinanciamento de veículo é necessário ir a uma instituição financeira que ofereça essa modalidade de empréstimo, com todos os documentos, tanto do automóvel como do proprietário regularizados e analisar as propostas.

O que analisar antes de optar pelo refinanciamento?

Optar pelo refinanciamento pode ser bem tentador, mas é importante analisar alguns aspectos importantes antes de tomar a decisão. É fundamental pesquisar bem as ofertas das instituições financeiras, comparar as taxas de juros que fazem com que o Custo Efetivo Total (CET) fique menor e escolher a melhor proposta.

Analise também a taxa de abertura de crédito, que pode ser alta e pesar no valor total, os prazos longos que podem ter juros embutidos e a possível existência de tarifas ou seguros que também podem estar agregados ao valor.

Essa é uma boa estratégia para quem está buscando um fôlego nas finanças pessoais e uma reorganização das finanças, mas é importante destacar que o refinanciamento de veículo não pode ser considerado a solução de todos os problemas.

Pesquise a idoneidade da instituição financeira

Você fez uma busca na internet sobre as instituições financeiras que realizam refinanciamento de veículos e, claro, quer optar por aquela que apresenta as menores taxas. Não há nada de errado nisso, mas com tantas empresas no mercado, um detalhe não pode ser deixado de lado: idoneidade da instituição.

Como se trata de um contrato longo e que terá como garantia o seu veículo, é importante pesquisar sobre a instituição para evitar problemas futuros. Observe também se a empresa está avaliando o seu carro da maneira adequada ou num valor abaixo da tabela FIPE ou se está praticando venda casaca, algo proibido por lei.

Portanto, antes de fechar o contrato, pesquise sobre a empresa, nos Procons, sites de reclamações e também no portal do Banco Central.

Mas, então, vale a pena fazer um refinanciamento?

Conforme já citado no tópico anterior, para quem se apertou financeiramente e está precisando de dinheiro, o refinanciamento é uma boa alternativa, visto que é mais vantajosa do que o empréstimo pessoal.

Entretanto, organizar e planejar as finanças, e entender como será possível realizar todos os pagamentos é ainda mais importante para que o problema não se agrave, afinal de contas, o carro é a garantia de pagamento do refinanciamento. Se este não for honrado, o carro pode ser tomado pela instituição financeira.

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!