Coisas que você precisa saber sobre taxas imobiliárias

Coisas que você precisa saber sobre taxas imobiliárias

Conhecer bem as taxas que compõem o processo de aquisição de imóveis, seja financiado ou à vista, é de fundamental importância para quem busca realizar uma transação transparente e segura. Além disso, contribui para que realize um planejamento financeiro com base no valor das taxas.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar três coisas que você precisa saber a respeito das taxas imobiliárias. Confira!

1. Taxa de análise jurídica e da documentação

Além do valor do imóvel, você sabia que é cobrada uma taxa pelo serviço de análise jurídica dos vendedores, bem como dos documentos envolvidos em tal operação? Ainda que essa taxa não venha explícita no contrato, segundo especialistas no assunto ela é inserida no valor do financiamento.

Assim, essa despesa pode ser vista como o custo da contratação que é pago na hora de fazer o contrato com a instituição financeira ou com a empresa responsável por essa intermediação. No entanto, entenda que isso não é uma regra, o que significa dizer que pode ou não a empresa responsável por essa intermediação aplicar tal taxa. Em todo caso, é importante saber que ela existe.

2. Taxa de seguro de morte ou invalidez (seguro, na verdade)

Além de você pagar uma taxa de análise jurídica e da documentação envolvida no processo de compra de um imóvel, caso ela seja aplicada pela instituição financeira ou empresa responsável por essa intermediação, é importante destacar que temos ainda a taxa de seguro de morte ou invalidez, a qual é conhecida como um seguro.

Essa taxa é aplicada em virtude de riscos previstos, que podem atingir a qualquer pessoa, a depender de suas condições de vida. Nesse caso, tal taxa cobre o saldo em caso de falecimento, paralisia, mutilação e acidente.

Isto é, caso ocorra algum desses incidentes, tal taxa que é paga mensalmente quita o trato com a instituição financeira, não sendo tal obrigação repassada para os herdeiros.

3. Taxa de danos físicos ao imóvel

Outra taxa imobiliária é a de Danos Físicos ao Imóvel, também conhecida pela sigla DFI. Nesse caso, essa taxa é importante considerando seu valor nos momentos de emergências. Ela cobre casos de incêndio, raios e enchentes.

Assim sendo, caso o imóvel que pensa em comprar passe por algum dos tipos de riscos que destacamos, você pode obter uma indenização para cobrir as despesas ou danos físicos ao imóvel. Em todo caso, é importante consultar a instituição financeira, pois cada uma trabalha com uma política diferente com relação às taxas imobiliárias. Fazendo isso, você tomará uma decisão mais consciente e pautada em informações sólidas e de qualidade.

Basicamente, são estas taxas que destacamos que compõem a parcela de um empréstimo financeiro. Por isso, é fundamental conhecer bem as taxas para saber quanto você paga ou pagará e, com base nisso, saber se realmente é um bom negócio.

Mas, e então, agora que conhece algumas coisas sobre essas taxas, use essa informação a seu favor e realize um negócio vantajoso para você.

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado?