Um sonho tornado realidade

Um sonho tornado realidade

Um sonho que tem sido muito explorado pela ficção científica, presente nos filmes da série “Jornada nas Estrelas”, “Star Trek”,  “Os Jetson” entre outros, está bem próximo da sua popularização.

É a tecnologia de videochamada. Ela permite uma pessoa falar ao telefone e ao mesmo tempo ver na tela a pessoa com quem fala.

No mês de junho deste ano, a Apple lançou seu mais novo celular, o smartphone iPhone4, equipado desta tecnologia. Claro que este não é o primeiro celular lançado com esta funcionalidade, mas com certeza ele vem para viabilizar e enfim, popularizar o sonho de fazer videochamadas por meio de um telefone portátil.

Hoje, esta tecnologia, já presente em celulares de várias marcas, funciona por meio da transmissão da imagem pelas redes de telecomunicações, a mesma da voz. O que provoca uma sobrecarga nessas redes prejudicando o serviço de voz. Outro problema é o custo que este tipo de serviço gera para o usuário, pois um pacote de dados de uma operadora de celular é muito alto. E isso restringe o acesso a poucas pessoas.

Para superar este problema, o iPhone4 fará ligações com transmissão de imagens apenas em ambiente dotados com redes wireless. Este tipo de rede não cobra por volume de dados transmitidos, barateando ao máximo este serviço.

Infelizmente, para nós brasileiros, este serviço ficará muito restrito, pois nosso país não está preparado para atender a esta tecnologia. E não há uma previsão para solucionar esta deficiência. Tudo indica que as operadoras de telefonia celular também foram pegas de surpresa com esta tecnologia, e apenas uma afirmou que irá comercializar o aparelho. Duvido que as outras operadoras ficarão para trás.

Portanto, quando o iPhone4 chegar, os usuários dificilmente poderão utilizar todos os seus recursos disponíveis. Vamos aguardar e torcer para que alguma operadora saia na frente e  resolva este problema.