Use e abuse do cartão de crédito, ganhe vantagens e controle as finanças

Use e abuse do cartão de crédito, ganhe vantagens e controle as finanças

Algumas pessoas usam como estratégia contra as compras impulsivas o sair de casa sem cartão de crédito e talão de cheques. Outras são mais radicais, nem os têm.

Particularmente não gosto da primeira e acho um grande vacilo a segunda.

O cartão de crédito nos dias de hoje é aliado do controle financeiro. Consultando as faturas temos um histórico de onde, quando e quanto foi gasto. Também se acumulam milhas ou pontos para troca por produtos ao se usar o cartão.

O problema não é o cartão e sim o descontrole financeiro do dono do cartão.

Como já escrevi em outro texto, compulsão por gastar é doença e deve ser tratada. Agora o cartão não é o vilão, ele é uma ferramenta útil no controle financeiro, além de ser prático e proporcionar diversas facilidades.

Eu chego a passar o mês inteirinho sem utilizar outra forma de pagamento além do crédito. Pago tudo no cartão: combustível, restaurante, entrada e consumo na balada, supermercado, tudo mesmo. As contas de água, luz, internet e telefone estão em débito automático e nos respectivos vencimentos a fatura acontece.

Meu cartão – só tenho um – também está em débito automático para pagamento integral da fatura na data do vencimento. Isso é importante, afinal pagar menos que o total da fatura é uma roubada, os juros são altíssimos. Caso você não tenha dinheiro para pagar a fatura integral, vá ao banco e negocie um empréstimo pessoal e quite toda a fatura, os juros do empréstimo serão, na média, um terço dos juros do cartão.

Hoje em dia, acredito que a totalidade dos estabelecimentos aceitam todas as bandeiras. Já foi o tempo que uns só aceitavam Visa e outros MasterCard. Sendo assim, não há porque se ter mais de um cartão; é gastar duas vezes com anuidades e ter duas faturas para controlar. Minha recomendação é que você tenha apenas um cartão e use-o sempre que o estabelecimento aceitar, não importa o valor do gasto. Assim você acumula pontos ou milhas e ainda, com o uso frequente, poderá negociar junto ao banco isenção de anuidade. Quanto mais você usa o cartão mais interessante é para eles.

Como acumular milhas ou pontos?

O acumulo de milhas acontece em cartões top, os chamados platinum. Esses cartões são oferecidos para clientes com renda acima de 5 mil reais. Em geral você se cadastra no programa de fidelidade para acumular as milhas e elas são computadas por real gasto no cartão. A anuidade desses cartões é cara, aproximadamente 250 reais anuais, mas para quem gasta bastante e gosta de viajar acaba sendo compensadora. Você tendo boa relação com o banco pode negociar isenção da anuidade. Caso você seja um cliente que empresta dinheiro ao banco, seja através de um CDB, seja com o dinheiro investido na poupança, você é um bom cliente e dá lucro ao banco. Uma boa hora de solicitar isenção da anuidade é ao negociar a renovação do seguro do automóvel, na renovação negocie como vantagem a isenção da anuidade do cartão.

Já para acumular pontos você não precisa de cartões top, os cartões comuns dos bancos já fazem isso, só não podem ser os free, mas mesmo assim é possível conseguir anuidade desses cartões da mesma forma que citei acima. Para o acumulo de pontos você, em geral, cadastra-se no próprio home banking do banco.