Usuários de smartphones: cuidado!

Usuários de smartphones: cuidado!

Como existem pessoas mal intencionadas e pertencentes ao “lado negro da Força” neste mundo. É impressionante!

Há algumas semanas atrás, meu amigo Jônatas escreveu um artigo sobre os smartphones (O que é um smartphone?), os diferentes modelos e suas facilidades.  É sobre estas facilidades que eu quero emitir um alerta aos seus usuários.

Mais um software malicioso que ataca aparelhos móveis foi detectado. É um cavalo de tróia (Trojan.Horse) e foi encontrado no sistema Android, da Google. Ele é capaz de enviar torpedos SMS e roubar suas vítimas.

Uma vez instalado no celular, ele se passa por um reprodutor multimídia e começa a enviar torpedos SMS para números “Premium” (semelhantes aos números 0300). Estas mensagens são tarifadas e são pagas pelo usuário.  O vírus foi batizado com o nome de FakePlayer e o mais curioso: ele não se propaga sozinho, o usuário precisa instalá-lo manualmente.

Este não é o primeiro vírus especializado em dispositivos móveis. Em 2006, na Rússia, foi descoberto o RedBrowser, que ataca aparelhos com suporte a Java. Em 2007, surgiu o “Viver”, que ataca, especificamente, os aparelhos equipados com o sistema Symbian, da Nokia.

Por isso, cuidado redobrado com os aplicativos disponíveis para os smartphones. Muitos deles têm a capacidade de roubar informações dos usuários e repassar para um crackers.

Alguns sistemas são mais vulneráveis que outros. Portanto, quando for instalar um aplicativo,  fique atento a todas as informações fornecidas durante a instalação. Qualquer dúvida ou suspeita, cancele- a imediatamente.

Adotando medidas básicas de segurança, você pode desfrutar de todos os recursos e facilidades que um smartphone pode lhe oferecer e o melhor disso tudo: sem risco de dor de cabeça futura.