Vale a pena trabalhar de consultor financeiro?

Vale a pena trabalhar de consultor financeiro?

Vivendo em uma sociedade extremamente consumista e onde milhares de pessoas costumam gastar mais do que podem, gerando um volume muito grande de dívidas, o ideal é que elas possam contar com soluções que ajudem a controlar esses gastos.

Todo mundo precisa saber como controlar melhor seu dinheiro, a fim de não gerar também despesas que possam sair do controle. E, às vezes, os métodos de pagamento acabam mais incentivando gastos sem controle do que impedindo, como é o caso do uso do cartão de crédito.

Seja para a vida pessoal ou para a empresa, contar com a ajuda de um consultor financeiro pode facilitar muito esse processo de controle dos gastos. Isso permite criar mais estratégias para realizar orçamentos ou fazer investimentos, sempre se baseando no momento financeiro.

Dessa forma, trabalhar como consultor financeiro pode ser um ótimo negócio, visto que essa é uma profissão que sempre pode ser requisitada por muita gente. Porém, também é importante saber os detalhes dessa profissão para entender como ela realmente funciona.

O que é?

O consultor financeiro é aquele profissional que trabalha na área de finanças e que busca auxiliar tanto pessoas físicas quanto jurídicas no controle dos gastos baseado na renda que possuem.

Buscar esse tipo de ajuda para cuidar das finanças permite que possam ser feitas melhores estratégias para o uso do dinheiro, podendo organizar o orçamento, procurar eliminar as dívidas ou começar a fazer investimentos.

Como começar essa carreira?

Para que uma pessoa comece a trabalhar como consultor financeiro, é necessário que ela se forme em uma área de especialização que esteja ligada ao mercado financeiro, como Administração ou Economia.

A comprovação de um certificado de graduação permite que a pessoa que decida trabalhar nesse campo de atuação consiga conquistar de maneira mais rápida e fácil a confiança de futuros clientes.

É importante também que ele busque por outros certificados que podem direcioná-lo para escolhas mais assertivas e possibilitar melhores estratégias na hora de realizar uma consultoria, como o CFP ou Certified Financial Planner.

A importância da profissão

Contar com a ajuda de um consultor financeiro pode ser uma importante solução para conseguir resolver algum tipo de problema em relação às formas de uso do dinheiro. Isso vale tanto para uma pessoa quanto para uma empresa.

Por meio desse profissional, pode-se realizar uma melhor gestão financeira, possibilitando uma redução das falhas no momento de utilizar os recursos disponíveis. Isso permite também alavancar e otimizar os resultados.

Como funciona o mercado?

Um consultor financeiro pode trabalhar tanto para empresas e famílias quanto realizar consultoria pessoal. Nesse último caso, o profissional pode ensinar como utilizar a renda da melhor forma, melhorar os investimentos, eliminar as dívidas, entre outros.

No caso das empresas, é importante que o consultor saiba sobre a situação da parte financeira para que consiga fazer um bom direcionamento dos gestores para a tomada de decisões, permitindo uma melhora no fluxo de caixa.

Qual o salário?

O valor a ser recebido pelo profissional depende muito do nível de experiência que é adquirido por ele. Além disso, deve-se levar em conta também o tempo de atuação no mercado, os certificados conquistados e a empresa em que atua. Mas ele também pode ser um profissional autônomo.

Mesmo com tantas exigências, a maior parte dos sites de vagas de emprego para consultor costumam oferecer uma média financeira de quase R$ 4000,00. Mas se ele resolver ser autônomo, essa média tende a aumentar um pouco mais, uma vez que os clientes podem ser melhores.