Dicas para controlar as finanças da uma empresa

Dicas para controlar as finanças da uma empresa

Se tem algo que podemos concordar é que controlar as finanças de uma empresa é um grande desafio. Isso porque há muitos compromissos relacionados aos valores gerados, custos que são fundamentais para o negócio, ao passo que precisamos de capital para crescimento.

Veja essas dicas e entenda mais sobre o assunto!

Separe as finanças pessoais da empresa

Um erro cometido por muitos empreendedores, sobretudo no início da jornada, é misturar contas pessoais com a empresa. Ainda que o negócio esteja no começo da sua trajetória, apenas com o empreendedor e talvez um colaborador, essa prática não é recomendada.

Afinal, isso gera danos ao caixa da empresa, gera irregularidades para o fechamento contábil. Então, retire apenas o valor correspondente ao seu pró-labore e organize as finanças para que a empresa possa de fato crescer.

A organização dos gastos e lucros 

Muitos empresários confundem o lucro da empresa com a receita gerada, mas são coisas diferentes. O lucro é aquilo que resta quando todos os compromissos são supridos, ou seja, quando as contas são pagas. Então, não pense que a receita corresponde ao arrecadado pela empresa para utilização total.

Além do mais, podemos apenas dizer que há lucro quando a empresa é capaz de sustentar a si mesma com o que gera, portanto, dar conta de todos os gastos fixos, aqueles para seu funcionamento e salário de contratações.

Hora de avaliar a saúde financeira da empresa

O cenário financeiro, ou ainda, saúde financeira da sua empresa precisa ser alvo de análise. O primeiro passo é entender se as contas estão sendo pagas em dia com as receitas geradas. Além disso, entender se há uma reserva financeira suficiente para momentos de crises.

Também é preciso ver se existe lucratividade nas atividades, não apenas para dar conta dos compromissos que citamos antes, como para crescimento. É muito difícil investir na expansão e evolução da sua empresa se os valores gerados mal conseguem dar conta de gastos fixos, por exemplo.

Financeiro forte

Se você quer mesmo que sua empresa alcance melhores resultados, precisa investir em infraestrutura. Isso quer dizer aderir a um bom software para controle de atividades operacionais, administrativas e financeiras, por exemplo, bem como delegar a outros profissionais atividades importantes.

Um bom exemplo é a questão fiscal, você precisa de ajuda de um especialista para pagar corretamente os tributos e evitar problemas. Por isso não tente dar conta de tudo sozinho.

Tomada de decisões

Com infraestrutura você pode tomar decisões melhores, como é o caso do sistema compatível com suas necessidades. Isso porque gera relatórios e com base nos dados reais gerados pela empresa nos últimos meses pode tomar boas decisões.

Esse é um exemplo de uma gestão que não apenas dá conta de resolver problemas do dia a dia, mas que pensa no futuro. Afinal, o desejo é que a sua empresa continue crescendo a cada ano.

Aproveite essas dicas para controlar as finanças da sua empresa e observe quais práticas precisam ser melhoradas. Está na hora de pensar de maneira estratégia nas ações e ferramentas usadas na rotina.

Procurando um Controle Financeiro Empresarial? Clique aqui e conheça agora!