O que é orçamento pessoal

O que é orçamento pessoal

A Previdência Privada é um modelo de aposentadoria que não está ligado ao INSS. Esse produto é oferecido por diversas instituições financeiras e é uma excelente forma de economizar dinheiro a longo prazo. Nesse texto, vamos mostrar o que deve ser avaliado na hora de escolher a melhor Previdência Privada para investir.

Não existe um modelo único de Previdência Privada. Sendo assim, antes de contratar esse serviço, precisamos avaliar qual das opções encontradas no mercado melhor se adapta a nossa realidade financeira e objetivos.

Por isso, precisamos avaliar os seguintes pontos:

Plano

A Previdência Privada pode ter dois planos: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Sendo que o cliente precisa escolher qual dos planos usar.

  • PGBL: mais indicado para pessoas que pretendem construir sua aposentadoria ou fazer uma poupança para os filhos. O perfil desse cliente é de indivíduos que contribuem regularmente com a previdência social e faz a declaração completa de imposto de renda
  • VGBL: funciona como um seguro de vida. Nesse caso, o cliente receberá o valor investido no final de determinado período, seja em parcela única ou em pagamentos mensais. Esse plano é mais indicado para pessoas que fazem uma declaração simplificada ou desejam investir mais de 12% de sua renda anual tributável

Tributação

Os planos de Previdência Privada podem ter dois tipos de tributação: regressiva e progressiva. No primeiro tipo, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a taxa do Imposto de Renda cobrada no saque. Indicada para investimentos com mais de 10 anos de duração.

Já na tributação progressiva, a taxa do Imposto de Renda aumenta conforme o valor do resgate cresce. Opção interessante para quem vai investir por menos tempo ou para quem ainda não sabe o que vai fazer com o dinheiro.

Taxas da instituição

As instituições que oferecem esse serviço costumam cobrar taxas de administração, aporte e manutenção dos seus planos de previdência privada. Nesse caso, o que é cobrado, como é cobrado e os valores mudam de banco para banco. Dessa forma, é importante avaliar qual instituição tem taxas que cabem no nosso orçamento.

Rentabilidade

Como qualquer investimento, a Previdência Privada tem uma porcentagem de rendimento. Vários são os modelos de cálculo e índices que podem ser levados em consideração.

Sendo assim, alguns modelos terão taxas de rendimentos maiores, entretanto, o risco envolvido também pode aumentar. O cliente precisa balancear o rendimento com quanto risco está confortável em assumir.

Prazo de Resgate

Os planos de Previdência Privada possuem um prazo de resgate. Ou seja, período mínimo que o dinheiro precisa ficar investido. Caso o resgaste seja feito antes dessa data, o investidor pode perder parte importante dos rendimentos.

Na hora de escolher o melhor produto, precisamos levar em conta nossos objetivos e quanto tempo estamos dispostos a deixar o dinheiro rendendo. Assim, podemos determinar qual prazo de resgaste melhor se adapta a nossa realidade.