Como organizar suas finanças

Como organizar suas finanças

Se você quer ter uma vida financeira estável, siga essas dicas para organizar suas finanças.

A importância de planejar

Você sabia que a dificuldade financeira é a principal causa de estresse nos brasileiros? Quase 80% das pessoas afirmam que seus maiores problemas seriam resolvidos se tivessem uma vida financeira estável.

Com o aumento do estresse, a habilidade de pensar em soluções viáveis acaba diminuindo, o que leva muitas pessoas a agir compulsivamente, adquirindo dívidas ainda maiores.

Por isso vamos abordar esse tema hoje, se você deseja organizar o seu controle financeiro pessoal, coloque em prática as dicas que estão nesse artigo.

Aprenda a planejar e crie um caminho sólido para alcançar seus sonhos.

Primeira dica: anote seus gastos

É preciso saber quanto você gasta por mês para ter uma visão geral da sua atual condição financeira.

Faça uma lista de gastos essenciais e gastos não essenciais. Isso te dará um panorama de seus hábitos de consumo, assim você pode decidir como utilizar o seu dinheiro evitando gastos desnecessários.

Desafio de um mês

Te desafio a, durante um mês, anotar seus gastos coletando as seguintes informações:

  • Saldo no início do mês
  • Data da compra
  • O que comprou
  • Onde comprou
  • Quanto gastou
  • Qual forma de pagamento utilizou
  • Saldo no final do mês

Fazendo isso, você obterá uma visão geral de seus hábitos de consumo. Outra coisa importante é anotar as datas e valores de contas fixas, por exemplo:

  • Contas de consumo (telefone, internet, luz e água)
  • Fatura do cartão de crédito
  • Mensalidade da academia
  • Mensalidade da faculdade
  • Aluguel

Assim, você já consegue prever seus gastos fixos para aquele mês, assim, já sabe que determinado valor está comprometido para o pagamento de contas.

Segunda dica: faça um planejamento anual

Essa é uma ótima ferramenta que te auxiliará na hora de determinar suas metas e objetivos financeiros, trazendo clareza sobre tudo o que precisará ser feito para alcançá-los.

Digamos que o planejamento anual é como um mapa de uma trilha, com esse mapa você terá uma visão geral de qual caminho percorrer e quais desafios poderá enfrentar.

Como começar o planejamento anual?

Primeiramente, faça uma análise geral para entender sua situação financeira, a partir dessa análise, você pode definir suas metas e objetivos. As metas são o destino final e elas precisam ser bem definidas.

Uma dica importante é separar as metas por mês ou por trimestre, assim você vai alcançando seus objetivos aos poucos.

O próximo passo é criar os planos de ação, ou seja, estabelecer a parte operacional. Aqui você vai definir quais ações realizar para alcançar suas metas.

Não se esqueça de acompanhar os resultados e o desempenho dos planos de ação, assim terá sucesso.

Agora que já aprendeu o caminho certo, basta percorrê-lo e alcançar sua estabilidade nesse próximo ano. Não desista no meio do caminho e você certamente alcançará seus objetivos.

Procurando um Gerenciador Financeiro Online? Clique aqui e conheça agora!