Hold X Trade: qual a melhor estratégia para investir?

Hold X Trade: qual a melhor estratégia para investir?

Já conhece a bolsa de valores Brasileira? Em geral, as bolsas de valores são ambientes que podem apresentar bastantes oportunidades para investidores de modo geral, sejam para que busca investir no curto, médio e longo prazo.

Para tanto, não são ambientes que qualquer pessoa deve ingressar. É preciso ter em mente que as negociações podem ser bem “hostis” e por isso, entrar sem uma estratégia previamente estabelecida pode ser bem perigoso para o seu patrimônio.

Por agora, vamos te explicar do que se tratam as duas estratégias de negociação da Bolsa, o Hold e o Trade?

Do que se tratam operações de trade?

Os ativos negociados em bolsa são bastante voláteis, ou seja, seus preços mudam constantemente, devido a vários fatores, sejam por valorização da empresa ou notícias de mercado, enfim, são muitos os motivos pelo qual um ativo muda de preço e é nesse cenário que entra o trader.

O Trader (em português podemos chamá-lo de comerciante) é o cara que compra os ativos por um determinado preço e os vende por outro preço. Ou seja, ele compra o ativo X a R$ 5,00 e o vende a R$ 10,00. Seu lucro é a diferença do valor de compra e venda.

As operações de trade são justamente operações de compra e venda de ativos visando o lucro através da diferença da compra e da venda. Elas podem acontecer no mesmo dia (Day Trade) ou pode acontecer em mais de um dia (Swing Trade).

E do que se tratam os holds?

Uma outra estratégia bastante conhecida é a Buy & Hold. O lucro do acionista na bolsa se dá através da valorização do ativo que ele escolher. Essa estratégia consiste na compra (Buy) do ativo e segurá-lo (Hold) até que ele valorize suficientemente para devolver um lucro considerável a seu detentor.

Essa estratégia requer um pouco mais de conhecimento, tendo em vista que nem todos os ativos na bolsa valorizam no longo prazo, então, escolher e comprar o ativo “certo” requer conhecimentos sobre a situação financeira da empresa, suas receitas, perspectivas, comprometimento e outros assuntos que são de grande relevância na hora da compra (Análise Fundamentalista).

Qual a melhor estratégia para se usar?

O que vai te ajudar a escolher qual das duas usar é justamente o seu objetivo.

Se você busca retornos no curto ou curtíssimo prazo, as estratégias de compra e venda serão mais atrativas, já para quem busca retornos no médio e longo prazo comprar e segurar o ativo para o futuro pode ser mais efetivo, uma vez que a tendência é que as empresas lucrem e cresçam com o passar do tempo.

Porém, vale sempre a pena gastar algum tempo pesquisando sobre a empresa que você quer investir, informação nesse sentido nunca é demais.

Agora que você aprendeu sobre as duas estratégias mais usadas em bolsa, fica fácil de escolher qual é a melhor para o seu perfil. A dica aqui é ter sempre um patrimônio para alocar e constituir uma reserva de segurança e uma outra parte para arriscar nas operações de trade.

Gostou do conteúdo? Temos aqui muitos outros assuntos interessantes para quem busca rentabilizar seu patrimônio, venha e nos acompanhe.

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!