Voce nao ficará rico investindo em ações.

Voce nao ficará rico investindo em ações.

Vou lhe dizer uma coisa: Você não vai ficar rico investindo em ações. Invista com o objetivo de não ficar pobre, o que a meu ver já é uma grande façanha.

Pessoas que fazem aportes no mercado financeiro tendo como objetivo ficarem ricos se decepcionarão. É claro que existirão as exceções, mas você de classe média que investe mensalmente parte de seu salário acreditando que ficará rico no futuro, uhum, mero engano.

Para ficar rico você precisa criar algo novo, apresentar um produto ou serviço inovador e com forte demanda. As grandes fortunas mundiais não foram formadas com investimentos em ações e sim com a criação de empresas inovadoras que apresentam regularmente ao mercado consumidor produtos surpreendentes. Não preciso nem listar nomes, pois tenho certeza que alguns já vieram à sua mente.

O objetivo de estimularmos o investimento contínuo e regular é para você manter seu padrão de vida de hoje quando você já estiver velho. É para você não chegar à velhice esmolando aos filhos e criticando o governo que não cuida dos idosos.

O teto de aposentadoria do INSS é baixo, não chega aos 3.500 reais mensais. Pense em alguém que tenha uma renda mensal de 10 mil reais e ao longo de sua vida produtiva não pense em como se manterá quando se aposentar. Que ao se aposentar dependerá única e exclusivamente do INSS, tá ferrado!

Também tenho conversado com algumas pessoas com projeções muito falhas dos gastos necessários para a velhice. Eles pensam que no futuro terão menos gastos, afinal filhos estarão formados e se sustentarão sozinhos. Sim, isto é bem provável que aconteça, mas não se pode negligenciar os gastos com saúde. Um plano de saúde para um casal com mais de 65 anos de idade chega facilmente aos 1.500 reais, fora os gastos com remédios. Gastos que quando se é jovem não se tem.

Trabalhar uma vida toda de forma dura para quando for velho viver uma vida de restrições não são os planos de ninguém, mas é o que acontece com a grande maioria por viverem apenas o presente e se esquecerem de que o futuro também precisa ser vivido.

Você é de classe média, faz aportes mensais regularmente visando sua independência financeira? Parabéns. Agora tenha em mente realmente sua independência financeira, uma velhice com o mesmo padrão de vida que você tenha hoje. Não se iluda, não fique achando que pequenos aportes mensais, 30 anos pela frente e a mágica dos juros compostos o deixarão rico. Você poderá acumular 1, 2, 3 milhões de reais, mas esse valor não deixa ninguém rico, permitirá você manter seu padrão e continuar sendo feliz.

Também não espere para ser feliz no futuro, seja feliz a cada dia, viva intensamente a cada momento, aproveite cada segundo. Este negócio de economizar hoje para ser feliz amanhã é furada, você apenas terá dinheiro, mas continuará sendo infeliz. A felicidade é construída, é conquistada a cada dia. Não espere ela chegar, vá buscá-la.

Viva intensamente o hoje, economize e invista regularmente para continuar vivendo intensamente quando estiver velho e, quem sabe, você não dá sorte e fique rico, mas já adianto, dificilmente conseguirá investindo em ações, é mais provável que seja trabalhando mesmo.

Boa semana!