Você tem objetivos?

Você tem objetivos?

No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.

Ayrton Senna

Sempre aconselho as pessoas a traçarem objetivos para suas vidas. Objetivos de longo, médio e curto prazo.

Os objetivos devem ser ousados, mas realizáveis. Um objetivo fácil não é desafiador e um objetivo altamente complexo é desanimador. Seja realista.

Objetivos norteiam ações, dão rumo e orientam a tomada de decisão. Ter um objetivo não é viver engessado, mas sim saber aonde se quer chegar.

Só que os objetivos devem ser traçados após a definição de seus valores e da ética a seguir. Isto porque eles não podem ser incompatíveis com seus princípios. Você não será feliz se estiver exercendo alguma atividade que conflite com o que você tem como correto.

Sempre digo que as coisas na vida são simples, a regra é a mesma para todos, não existe segredo. Alguns jogam a culpa de decisões erradas, ou mesmo objetivos errados, no outro; nunca assumem as consequências das atitudes que tomaram, sempre preferem culpar alguém por algo que não deu certo.

É comum filhos culparem os pais, trabalhadores culparem o chefe ou a empresa, e todo mundo culpar o governo.

Não quero de forma alguma dizer que estes fatores não são agravantes para o insucesso, mas quando um objetivo é formalmente traçado estes fatores são delineados, e formas de contorná-los são pensadas. O que mais colabora para o insucesso pessoal e profissional é a falta de objetivos, as pessoas vão vivendo uma vida sem rumo, sem metas, sem saber aonde se deseja estar no futuro.

O que você deseja para sua vida?

Pensou?

Anote tudo detalhadamente. Anote também o que você deve fazer hoje e ao longo dos dias, meses e anos para alcançar estes objetivos.

Como falei, a coisa é simples, não tem segredo. Basta traçar objetos realistas e a forma de alcançá-los e realizar o que é necessário para isto.

Prêmios quando metas parciais são alcançadas são estímulos para se continuar firme na jornada. Objetivos longos devem ter metas parciais, as metas quando são cumpridas nos incentivam a continuar firme no caminho.

Objetivos também podem ser mudados, alterados, redefinidos ao longo do caminho. Com o passar do tempo tudo muda e com isto prioridades na vida mudam. Novas percepções são desenvolvidas e é natural que nossas ambições também sofram alterações.

Oportunidades também irão surgir e o farão alterar o antes planejado. Às vezes o objetivo continua o mesmo, mas para aproveitar a oportunidade que surgiu ele tem que ser adiado para uma data futura.

Definitivamente as coisas não são fáceis, mas com certeza não acontecem por si só. Ter objetivos claramente definidos é a forma mais provável de se alcançar o sucesso.

Trace os seus.

Boa semana.