5 conselhos para você ser um bom líder.

5 conselhos para você ser um bom líder.

Hoje serei sucinto e direto. Apenas alguns conselhos para quem exerce cargo de liderança e deseja se tornar um bom líder, se é que você já não é. Vamos a eles:

Os méritos são sempre de toda a equipe

Alguns chefes quando acertam dizem que ele acertou e quando erram foi a equipe que errou. Trabalhar em equipe é assumir erros e acertos em equipe. O sucesso é sempre da equipe.

Valorize as particularidades

Apesar de a equipe ser um todo, como indivíduos cada um têm características individuais. O bom líder valoriza potenciais individuais. Aprenda a extrair o máximo de cada membro de sua equipe.

Contrate perfis diferentes

Se você tem duas pessoas que pensam igual uma delas é dispensável dentro da equipe. Uma equipe é forte quando é heterogênea. A diversidade gera sinergia. Alguns líderes têm como tendência contratar ou atrair membros para sua equipe com perfil semelhante ao seu. Cuidado, isto é um erro.

Seja justo

A melhor forma de ser justo é tendo políticas definidas e divulgada a todos. É normal gostarmos mais de um e menos de outro membro da equipe e, se deixarmos tal sentimento aflorar, seremos injustos.

Valorize boas ideias

A geração de ideias deve ser incentivada. É claro que muitas serão ruins, mas deve-se estimular toda a equipe a produzir ideias. Agora, as ideias boas devem ser valorizadas e creditadas a quem de direito. Todo mundo gosta de ser valorizado e o bom líder não se esquece disto.

Bom final de semana!