Como decido a compra de uma ação

Como decido a compra de uma ação

É interessante você ler primeiro o texto: Minha estratégia de investimento.

Para meus objetivos de longo prazo, tenho como meta em meus investimentos uma rentabilidade de 10% ao ano mais IPCA. Isso inclui os dividendos.

Não gosto de muitos papéis, mantenho em minha carteira algo entre 6 e 10 ações de empresas de 5 setores diferentes.

Em uma situação hipotética ideal eu teria apenas seis papéis de cinco setores distintos, todas blue chips, e apenas um papel small cap de uma empresa promissora. As porcentagens seriam equilibradas entre os 6 papeis e eu realizaria duas compras ao ano de cada papel. Isso porque realizo, a via de regra, apenas uma compra todo início de mês.

Monitoro as empresas que eu sou sócio com frequência, agosto é o mês de eu rebalancear a carteira.

Para uma decisão de compra busco três fontes de informações: O sítio Fundamentus, o GuiaInvest e a recomendação fundamentalista das principais corretoras.

Faço da seguinte maneira: Vejo um papel de uma empresa recomendado por algumas corretoras, analiso os dados fundamentalista do balanço da empresa no sítio Fundamentus, consulto outros dados no GuiaInvest, principalmente o preço considerado justo pela ação, e, com base na analise macroeconômica setorial, decido comprar ou não o papel. Eu sei, fui superficial ao escrever, a coisa é um pouco mais profunda do que narrei, mas é basicamente esse o raciocínio.

Leio muito, principalmente ideias de investimentos contrárias as minhas. Isso gera sinergia.

O que sinto falta é alguém para conversar mais diretamente sobre investimentos, não conheço ninguém que seja um investidor. Tenho contato com outros blogueiros e leitores deste blog, mas sinto falta de sentar e ficar horas conversando sobre economia e investimento. Tudo bem, eu sei que você acabou de pensar que sou louco, mas é prazeroso conversar sobre o que se gosta.

Concluindo, é assim que penso: rentabilidade líquida de 10% ao ano; 6 ações: 5 blue chips e 1 small cap; comprar ações 12 vezes ao ano, comprar ações com base fundamentalista, não se estressar com o sobe e desce da bolsa; não ligar para o burburinho de notícias, porém não ser tapado ao ponto de remar contra a maré, saber a hora de perder e não se empolgar com grandes lucros, rebalancear a carteira uma vez ao ano.

Está bom por hoje, qualquer dia escrevo detalhadamente uma decisão de compra de um papel específico.

Abraço!