25 de junho de 2019

Comprar à vista X Parcelar: Qual o mais vantajoso?

comprar a vista x parcelar qual o mais vantajoso e1559756184402 Comprar à vista X Parcelar: Qual o mais vantajoso?

A rotina de consumo de uma população vai além do simples hábito, mas representa uma atividade essencial, pois engloba a aquisição de produtos e serviços que são necessários à sobrevivência e fazem parte das demandas básicas do dia a dia, como o vestuário, a alimentação, a moradia e outros contextos fundamentais.

Nesse momento de aquisição muitos consumidores ficam na dúvida: comprar à vista ou parcelado? Qual é mais vantajoso para mim? Nós entendemos que é normal vivenciar esse questionamento, por isso, preparamos este artigo em que te ajudaremos a analisar cada situação e, assim, saber escolher de forma consciente qual é a melhor modalidade para cada compra.

Quando pagar à vista?

Pagar à vista apresenta algumas características, de modo que isso deve ser analisado com cautela e de acordo com o seu perfil de consumidor. Vejamos a seguir algumas situações em que é mais vantajoso desembolsar a quantia integralmente para adquirir o produto ou serviço.

Objetivo de reduzir o endividamento geral

Se você gosta de ter a serenidade de saber que o seu nível de endividamento geral para o curto, médio e longo prazo é baixo, certamente, vale mais a pena juntar o dinheiro necessário para a aquisição do produto ou serviço e pagá-lo à vista, pois, não vai gerar obrigações financeiras para o futuro.

Isso permite que você tenha melhor controle financeiro e, acima de tudo, esteja preparado para imprevistos futuros que possam comprometer a sua renda mensal, como a perda do emprego, redução salarial ou emergências que consumam suas reservas financeiras.

Poder de barganha

Se você tem todo o montante financeiro para realizar o pagamento à vista do produto ou serviço cria-se um ambiente de vantagem de barganha, pois você poderá negociar um bom desconto com o vendedor na troca do pagamento integral.

Em muitos casos esse pagamento à vista pode representar uma boa economia, um fator que vai favorecer o seu controle financeiro e, até mesmo, gerar uma reserva para futuros investimentos.

Quando pagar parcelado?

Como você pode perceber no tópico anterior o pagamento à vista apresenta muitas vantagens, mas, você sabia que o pagamento parcelado também tem seus atrativos? No entanto, antes de qualquer decisão é importante cautela e análise.

Vejamos a seguir alguns casos em que o pagamento parcelado pode proporcionar benefícios.

Valor parcelado igual ao valor à vista

Embora o pagamento à vista te permita um poder de barganha, nem toda empresa tem a filosofia de negociar um desconto diante o pagamento de forma integral. Nesse caso, você deve analisar alguns fatores antes de tomar a decisão de pagar parcelado e aproveitar o benefício dessa modalidade.

Se você não tem dívidas futuras e o seu capital financeiro não está comprometido, certamente, vale mais a pena pagar parcelado (partindo do ponto que o vendedor não aplicará descontos caso pague à vista). Dessa forma, você realizará pequenos pagamentos mensais.

Sem reservas financeiras

Se você tem apenas o montante para pagamento à vista, porém, não tem outras reservas financeiras, vale a pena considerar pagar parcelado, pois, se escolher pagar à vista, mesmo que tenha desconto, você ficará descapitalizado. A falta de reservas financeiras é um fator muito preocupante, pois, você não terá recursos caso ocorra alguma emergência.

Então, nesse caso, pague parcelado e guarde o restante do dinheiro. O ideal é, inclusive, aplicar o restante do montante em algum investimento de alta liquidez, pois, isso permitirá que o seu dinheiro seja valorizado enquanto estiver guardado na forma de reservas financeiras.

Como você pode perceber, tanto o pagamento à vista quanto parcelado apresenta vantagens, no entanto, cada uma dessas modalidades vai de acordo com o momento financeiro e objetivos que o consumidor tem. Logo, você deve alisar a sua situação com base nos cenários apontados nesse artigo e, assim, saberá escolher a melhor opção para o seu perfil e momento de consumo.

Gostou desse artigo? Então não deixe de acessar o nosso blog para ler outros que possam ser do seu interesse e de relevância para o seu conhecimento!

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário