Concurso público ou negócio próprio: qual a melhor opção?

Concurso público ou negócio próprio: qual a melhor opção?

Ter uma carreira sólida, com boa remuneração, flexibilidade e reconhecimento no mercado no qual se atua é desejo de todo profissional. Em busca disso, muitos se aventuram no empreendedorismo ou na carreira pública, atividades que, por mais que exijam muito esforço e dedicação, oferecem ganhos muito superiores aos de um trabalho assalariado. Mas entre as duas opções, qual a mais viável para determinado perfil? Será que ter o negócio próprio é mais vantajoso do que ingressar no setor público? Questionamentos como esses são comuns para quem ainda não decidiu por qual caminho trilhar. E para ajudar os indecisos a fazer suas escolhas, abordaremos neste post as vantagens e os desafios de cada uma dessas áreas. Acompanhe e saiba mais!

Vantagens e desvantagens de fazer concurso público

Uma das principais vantagens de ser um funcionário público está na estabilidade que esse tipo de emprego oferece. Enquanto os trabalhadores do setor privado e os empreendedores estão à mercê de uma crise econômica, por exemplo, os concursados não se preocupam se amanhã eles terão ou não um emprego que os permitirá pagar as contas, pois sabem que suas atividades estão garantidas.

Dependendo da função e da empresa pública almejada, os salários e os benefícios podem ser muito bons, mas raramente eles aumentarão com a conquista de novos cargos. Isso porque quando se entra no serviço público, comumente permanece-se no mesmo cargo até a aposentadoria. Assim, além do esforço relacionado aos estudos e dos grandes sacrifícios iniciais para entrar em uma empresa pública, o candidato só alcançará melhores cargos se continuar a estudar para conquistar outra vaga que o ofereça melhores salários.

Vantagens e desvantagens de abrir o negócio próprio

Quem opta por abrir um negócio próprio tem um vasto mundo de oportunidades pela frente. Porém, para ser capaz de enxergar cada uma delas da maneira adequada é preciso muito estudo, controle, foco e determinação. Isso porque empreender é uma atividade que exige muito dinamismo e atenção às novas tendências. Sendo assim, quem tem um perfil mais estático precisa estar ciente de que serão necessárias várias modificações em sua personalidade para que seja possível acompanhar todas as novidades e se dedicar com afinco à administração do empreendimento. Ninguém nasce necessariamente com as habilidades natas para ser dono de uma organização, mas se houver o desejo é possível buscar conhecimentos para se tornar um bom gestor.

Entre as vantagens de ter o negócio próprio estão a flexibilidade de horários, a possibilidade de ter ganhos mensais cada vez maiores, a oportunidade de criar um patrimônio para a família, adquirir constantemente novos conhecimentos, vivenciar novos desafios, etc. Entre as desvantagens, estão a dificuldade em lidar com as altas cargas tributárias e sociais, os desafios de gerenciar pessoas com perfis diversos, a necessidade de se trabalhar muito além das oito horas diárias, a convivência com as flutuações do mercado, entre outras.

Qual opção escolher

Antes de optar pelo concurso público ou pelo negócio próprio, é importante que você analise sua personalidade e o que você quer para seu futuro. Esses dois pontos são extremamente relevantes para que a escolha certa seja feita.

Se a sua opção for ter um emprego estável, com um salário justo, horário fixo e burocrático no sentido “senso comum”, a melhor opção é a de um cargo público. Mas, se você almeja uma rotina dinâmica, que permita que você alterne seus horários, tenha ganhos satisfatórios — mas com a exigência de muito esforço e determinação — a melhor opção é empreender.

E então, já definiu sua escolha agora que você já sabe os prós e os contras de fazer um concurso público e de abrir um negócio próprio? Continue ligado das nossas dicas e assine nossa newsletter para receber outras informações relevantes que o ajudarão a nortear a vida financeira da sua empresa!