Saiba como viajar gastando pouco

Saiba como viajar gastando pouco

Quem não gosta de conhecer outras culturas, visitar um destino novo e aproveitar o tempo para descansar? Embora viajar seja uma das atividades mais prazerosas, nem todo mudo se arrisca a fazer as malas e sair por aí, principalmente em tempos de economia difícil. Contudo, mesmo que você esteja cortando os gastos do orçamento para este fim de ano, é possível viajar gastando pouco.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a organizar o próximo destino, no Brasil ou exterior!

O planejamento é o melhor amigo do seu bolso

Fazer os planos e colocá-los no papel é um ótimo primeiro passo para conseguir economizar nas suas próximas férias. Isso significa analisar, primeiro, seu destino -— e fugir das altas temporadas é essencial. Suponhamos que você queira visitar um lugar no Brasil. Escolher o Nordeste no Carnaval ou Campos do Jordão no inverno é pedir para gastar mais. Procure saber em que época os serviços estão mais baratos.

Uma ideia interessante é conversar com quem já visitou o lugar. Aproveite e peça dicas de hotéis, restaurantes, pontos turísticos e preços, claro! A internet também está aí para isso: pesquisar só vai gastar o seu tempo, e não o seu dinheiro. Para quem quer viajar gastando pouco, esse passo é fundamental.

Faça um orçamento

Pode até parecer um esforço a mais, mas, para controlar os gastos, é preciso saber o quanto se pode gastar. E não tem jeito: o melhor é colocar tudo no papel ou na planilha do computador. Estipular um limite de gasto diário é o ideal para não gastar além da conta e poder viajar gastando pouco.

Tenha em mente que viajar não é só passagem e hospedagem. Leve em consideração os preços de transportes, de refeições e dos passeios que você vai querer fazer. Incluir no orçamento os valores de compras de lembrancinhas também não é nada mau.

Claro que você pode ser flexível, caso algum gasto extra se apresente, mas ter o controle das contas é o melhor caminho para evitar excessos.

Antecedência é a palavra

Não adianta você querer encontrar uma passagem barata ou uma diária incrível se for comprar na véspera. Comece a pesquisar alguns meses antes e vá, aos poucos, planejando suas compras. Assim, dá para aproveitar promoções — os feirões de companhias aéreas são ótimos para encontrar passagens baratinhas. Fique de olho.

Acumule milhas

Você usa cartão de crédito? Quase todo mundo utiliza, e a dica é se inscrever em um programa de milhagem de uma companhia aérea e aproveitar as promoções com trechos reduzidos para compra por milha. Conforme você gasta no cartão, mais milhas vão se acumulando. Em um ano, se você fizer muitas compras, as passagens podem sair praticamente de graça — você paga só as taxas de embarque. Existe a possibilidade, também, de comprar passagens com dinheiro e milhas — de novo, o melhor caminho é pesquisar e fazer as contas para ver se vale a pena para o seu orçamento.

Economize no lanche

É muito comum, em outros países, encontrar pessoas fazendo piqueniques nas praças e parques. Por que não adotar essa estratégia para economizar? Faça as compras em um supermercado e evite gastar com lanches em cafés. Deixe para gastar a mais nas refeições principais.

Aproveite o sofá alheio

Essa é para quem faz o estilo mochileiro: existem sites, como o CouchSurfing, em que é possível descolar a hospedagem de graça na casa de alguém. As pessoas se cadastram para oferecer seus sofás (ou camas, ou quartos) para viajantes.

Em outros serviços, como o Airbnb, você pode trocar o hotel ou hostel por uma casa ou apartamento. Misto de rede social com site de aluguel, ele se tornou queridinho dos viajantes mundo afora pela facilidade de uso. Antes de reservar a diária em um hotel, dê uma passada no site e confira os valores. Às vezes, eles podem compensar. Essa opção também pode ser bacana para quem quer economizar com restaurantes, já que é possível cozinhar no apartamento.

Gostou das dicas de viajar gastando pouco? Assine nossa newsletter para saber mais sobre como controlar as suas finanças!