Diversifique! E não estou falando de investimentos.

Diversifique! E não estou falando de investimentos.

Quando falamos de investimentos, diversificar é recomendação unanime entre consultores financeiros. Mas pouco se fala em diversificação quando pensamos em nossas carreiras. E sobre esta diversificação é que escrevo hoje.

Oportunidades aparecem nos lugares mais inusitados possíveis, por isto da importância de estar sempre preparado para quando uma oportunidade surgir. Muitas pessoas vivem uma vida única, só leem livros e revistas ligadas à profissão que exercem, só frequentam lugares e fazem amizades com pessoas da área em que atuam. Não que isto esteja errado, está certo, mas é preciso diversificar um pouco mais, diversificando ampliamos e potencializamos oportunidades.

Você pode começar lendo livros de uma área acadêmica distinta da que você atua. A leitura de autores que abordam assuntos de uma área diferente da sua, amplia seu senso crítico e lhe faz ver as coisas sobre uma abordagem diferente.

Você também pode fazer um curso ou atividade diferente que apenas lhe dê prazer. Talvez um curso de culinária, pintura ou dança. Você conhecerá pessoas diferentes, conversará sobre assuntos diversos e ampliará sua rede de relacionamentos (network), assim poderão surgir novas ideias para sua própria atividade profissional ou até mesmo você descobrir uma grande aptidão para outra atividade.

Os jovens da geração Y, e mesmo os já não tão jovens da geração X, irão trabalhar ao longo da carreira em média em 8 empresas. Eles devem estar preparados para uma demissão e recolocação no mercado, para isso é necessário diversificar e ampliar o leque de oportunidades.

Outra forma de diversificar, e ainda fazer o bem e contatos profissionais, é realizando trabalhos voluntários. Doe algumas horas para ajudar numa instituição de caridade ou numa igreja. Como? Dando aulas, ensinando, aconselhando ou mesmo simplesmente estando presente.

Happy hour com os colegas de serviço de vez enquanto também é uma forma de diversificar, de se jogar conversa fora e falar de assuntos variados.  Mas quando a roda de chope é formada apenas pelo pessoal do escritório, o assunto principal tende a ser o próprio escritório. Por isto também diversificar na escolha dos amigos. Leve a esposa/marido/namorada(o) e sugira estabelecer o levar um acompanhante como regra, pode ser um amigo. Além de se fazer novas amizades, o que é sempre bom, você diversifica.

Aprendi recentemente lendo o excelente blog Coaching, escrito pela Ursula, que não nos devemos sentir muito confortáveis. O texto intitulado Por favor, sinta-se desconfortável é fantástico, clique aqui e leia-o, e entenda o que ela quis dizer pelas próprias palavras da autora. Também passe a frequentar o blog, eu o descobri recentemente e tenho aprendido muito com a amiga (posso chama-la de amiga?) Ursula.

Para encerrar lembro que Peter Drucker defendia que vivêssemos em mais de um mundo, o que ele queria dizer com isso? Simples. Diversifique.