Investimentos: Títulos da dívida pública

Investimentos: Títulos da dívida pública

Como cidadãos brasileiros quando precisamos de dinheiro recorremos aos bancos ou as instituições financeiras para realizar um empréstimo. E o governo, como faz?

O governo quando precisa de dinheiro lança títulos públicos. Ao comprar um título público estamos de fato emprestando dinheiro ao governo.

A diferença é que quando negociamos um empréstimo negociamos a taxa de juros com o gerente da instituição, já o governo, ele mesmo estipula o quanto pagará de juros pelo título que ele está emitindo, esses juros podem ser pré-fixados ou pós-fixados.

Taxa pré-fixada

Ao contratar o investimento você já sabe a taxa que irá receber ao deixar seu dinheiro investido.

Taxa pós-fixada

A taxa está vinculada a um índice específico. Geralmente esses índices são relacionados ao desempenho da economia. Pode ser a própria taxa SELIC, o IPC-A o IGP-M ou outro índice qualquer, estes são apenas os mais comuns.

Por que o governo faz empréstimos?

Porque gasta além do que arrecada. Para investimentos no país ou para pagar a dívida externa. O governo municipal, estadual e federal pode emitir um título público e qualquer pessoa pode comprá-lo através do Tesouro Direto um programa do Ministério da Fazenda que permite a compra diretamente pela Internet.

Quem deseja comprar títulos da dívida pública deve se cadastrar a um agente de custódia, esse agente pode ser um banco ou uma corretora de valores. O cadastro é meio burocrático, mas é realizado apenas uma vez e depois de aprovado você fica livre para comprar direto no site do Tesouro Direto.

Valores dos títulos

Você não precisa comprar um título inteiro, eles são vendidos fracionados. O governo costuma emitir títulos no valor de 1.000 e a fração mínima de compra é de 20%, sendo assim, com apenas 200,00 é possível comprar títulos do governo.

As taxas

São três taxas a serem cobradas:

0,1% sobre o valor do título. Essa é a taxa de negociação.

0,3% por ano sobre os valores dos títulos que você possui. Esse valor é referente à guarda do título e sobre as informações financeiras que são enviadas a você mensalmente. Essa taxa é proporcional aos meses do ano que você manter o título.

Taxa a seu agente de custódia. Essa taxa é estipulada por ele, costuma variar de 0,5% a 2%.

As taxas totais podem ser menos que 1%, o que é algo bem atrativo.

No site do Tesouro Direto você encontrará todas as regras em detalhes assim como um passo-a-passo para realizar suas compras. Também você encontra a relação dos agentes de custódias autorizados pela CBLC.