Qual o momento certo de comprar e vender ações?

Qual o momento certo de comprar e vender ações?

Qual o momento certo de comprar e vender ações? Compre na baixa e venda na alta. Simples assim.

O grande problema é saber quando a bolsa está em um momento de baixa e quando é a hora de vender. Qual o timing correto? Você encontra no mercado dezenas de livros com fórmulas e filosofias mirabolantes que se propõe a identificar o momento certo. Bobagem, perda de tempo.

Alguns realmente ficaram ricos comprando e vendendo na hora certa. Poucos. A quase totalidade fica pobre. Falido.

Com a Selic em dois dígitos existem títulos públicos que pagam 6,5% ao ano mais a correção da inflação pelo IPCA (NTNB Principal 150824). Com essa mamata que a Renda Fixa brasileira oferece meu conselho é fugir da Renda Variável. O risco não compensa.

shutterstock_138554930

Antes de você pensar em enriquecer pense primeiro em não ficar pobre.

Mas antes de pensar em investir você deve cumprir os estágios que procedem aos investimentos. Sempre que realizo alguma palestra ou presto alguma consultoria todos ficam entusiasmados em investir. Meu conselho é para se ter calma. Antes de você pensar em investir é preciso controlar os gastos.

Não falo em controlar no sentido de não gastar. Falo em controle no sentido de saber o que tem consumido o seu dinheiro.

As pessoas costumam não ter noção dos gastos que realizam. Elas recebem o salário e simplesmente compram.

Um passo anterior ao investir é controlar o orçamento. Antes de colocar qualquer valor em algum investimento crie o hábito de anotar receitas e despesas. Tenha total controle do que consome seu dinheiro. Você pode fazer isto através de um software, de uma planilha Excel ou até mesmo de um simples caderno. A ferramenta não importa. O importante é adquirir e manter o hábito de anotar o fluxo do seu dinheiro.

Outra etapa anterior é sanar as dívidas. Pare de se endividar. Viva uma vida à vista. Com exceção da casa própria, e esta, ainda, quando muito bem pensada e repensada, compre somente à vista. Não, nem mesmo o carro você deve financiar, principalmente ele que é um dos maiores passivos que podemos ter. Afinal ele sofre uma depreciação de 20% no primeiro ano de vida e mais 5% a cada ano nos anos subsequentes. Ainda existem as despesas com seguro, IPVA, manutenção e combustível.

Pare de adquirir carnês de lojas de magazine. Você não precisa deles. Economize, e o controle orçamentário lhe ajuda a programar e provisionar despesas, e somente compre quando tiver o dinheiro. Este é outro hábito a ser adquirido antes de pensar em investir.

O crédito é algo a ser esquecido.

Faz muitos anos que li o bom livro “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e, se não estou enganado, um dos hábitos é “afine o instrumento”.

Entendo afinar o instrumento como: fique sempre atento em continuar investindo naquilo que lhe proporciona renda. Não se descuide do aprender. Continue empregável.

Não entenda empregável simplesmente como um bom empregado. Você pode ser um empresário e estar deixando de ser empregável. Pergunte-se sempre: continuo satisfazendo o mercado com meus produtos e serviços?

O mercado é dinâmico e manter-se atualizado é uma exigência. Então jamais deixe de ser empregável.

Agora sim invista.

Você não tem dívidas, está atualizado profissionalmente e controla o fluxo do seu dinheiro. Agora você está pronto para se tornar um investidor.

Um conselho: não pule etapas. Não acredite em livros com fórmulas mirabolantes. Um hábito é conquistado com esforço e dedicação e leva-se tempo.

O onde investir é pouco importante. Comece com a Renda Fixa e quem sabe no futuro você se interessa pela Renda Variável. Mas enquanto o nosso governo não parar de gastar além dos tributos expropriados e continuar a se endividar a Renda Fixa continuará a remunerar muito bem aqueles que poupam.