Série da rede Globo exibida no Fantástico fala sobre orçamento doméstico.

Série da rede Globo exibida no Fantástico fala sobre orçamento doméstico.

O programa dominical da Rede Globo, Fantástico, tem exibido uma série intitulada Tintin por Tintin onde mostra a rotina de consumo de duas famílias, uma carioca e outra paulistana, ambas com renda mensal de 5 mil reais. Ambas endividadas.

As famílias são pequenas, um casal com dois filhos, mas é impressionante como administram mal a renda familiar e gastam com bobagens e supérfluos. Não preciso dizer que nenhuma delas tem uma reserva para emergências. O programa do último domingo mostrou o gasto semanal da família carioca, o total passou de 3.700,00, isto mesmo, na semana. Como pode uma família que ganha 5 mil reais gastar 74% da renda mensal em apenas uma semana!? Não é atoa que o marido tem 4 empréstimos realizados e ainda não terá condições de pagar a fatura do cartão de crédito que vencerá nos próximos dias. Na entrevista ele cogitou realizar um quinto empréstimo bancário. Viu porque os bancos ficam cada vez mais ricos!?

Outro fator que me chamou a atenção é a falta de planejamento ao empreender. Além da falta de planejamento há uma confusão generalizada, não há diferença alguma entre renda familiar e fluxo de caixa do empreendimento. Uma coisa é extensão da outra. A mulher monta aos finais de semana uma roda de samba, faz convites e vende bebidas no evento. Mas sem planejamento algum da demanda é claro que o negócio dá prejuízo. Em um evento mostrado pelo programa compareceram à roda poucas pessoas e mais de 500 latas de cerveja ficaram encalhadas sem serem vendidas.

O marido da família paulistana foi diagnosticado com câncer e precisará gastar quase 600 reais com remédios. Eles não têm esta quantia disponível é claro, mas, na semana, a esposa consumista comprou um óculos de sol por 280 reais. Parece piada! A mulher tem problema, precisa de tratamento psicológico. Possui mais de 60 pares de sapatos, alguns que usou apenas uma vez. O programa anterior a mostrou comprando dois perfumes por mais de 300 reais.

Gente, o programa é cômico e triste ao mesmo tempo. Mais triste ainda é saber que esta é a realidade da grande maioria das famílias brasileiras. E olha que as duas famílias mostradas pelo programa possuem boa renda quando comparada a da grande maioria dos brasileiros.

A ideia do programa é boa. Mostrar que sem planejamento dos gastos e realizando compras por impulso a todo o momento não há orçamento que resista. Mas é superficial, mostra o problema, mas não mostra como resolvê-lo. O economista que acompanha as famílias traz algumas recomendações bem superficiais, como, por exemplo, o uso de uma planilha para anotação dos gastos e a divisão deles por categorias – educação, alimentação, transporte.  O programa poderia ser mais objetivo e útil, ele é apresentado com um tom humorístico, até entendo que a rede globo quer atrair expectadores, sendo o tom descontraído parte da estratégia para isto, mas, na minha visão, poderia ser mais profundo e tratar com mais responsabilidade um assunto tão importante e negligenciado por todos.

A rede globo como terceira emissora do mundo, uma potente mídia brasileira, capaz de mexer nos valores de grande parte da população, poderia contribuir com o desenvolvimento do Brasil e usar de todos os recursos, sim, para ganhar dinheiro, afinal somos capitalistas, mas também para contribuir socialmente, ajudando a conscientizar pessoas da importância de administrar bem o dinheiro o que pouquíssimos brasileiros fazem hoje.