Um Desabafo: Minha Indignação com os Jovens

Um Desabafo: Minha Indignação com os Jovens

Eu moro na cidade que é chamada de a capital da tecnologia. Ela é pequena e moram aqui pouco mais de 200 mil pessoas. São 5 faculdades, sendo 3 públicas: USP, UFSCar e IFSP. É a cidade com o maior número de doutores por km2 da América Latina.

Assim como em qualquer outra cidade do Brasil São Carlos tem muitos problemas e famílias carentes. E assim como em muitas cidades as pessoas foram às ruas protestar há 2 meses. A principal avenida da cidade ficou lotada, e de acordo com estimativas da PM eram mais de 10 mil pessoas. Um dos motes era educação.

Escrevi toda esta introdução para justificar que nada justifica a alegação de ignorância. A informação flui e chega a quem tiver interesse. A UFSCar tem uma das maiores bibliotecas do Brasil e também existem outras duas de tamanho significativo na cidade.

proibido-fumar

Mas mesmo assim as pessoas continuam a tomar decisões erradas e sabotam o próprio desenvolvimento. Ontem passei de passagem na casa dos meus pais apenas para pegar um livro com minha irmã. Ao chegar notei dois adolescentes (um casal de namorados) vizinhos fumando. Não conheço o rapaz, apenas a garota, eu a vi crescer. Ela também foi aluna de português da minha irmã que leciona numa escola estadual do bairro. Seus pais são fumantes e seu irmão mais velho também fuma. Ele tem 18 ou 19 anos e ela apenas 15. A cena me deixou extremamente chateado e descrente na juventude. Alguém começar a fumar nos dias hoje onde não existe mais propaganda de cigarros e seu efeito nocivo é altamente divulgado é burrice. O Estado gasta milhões em saúde para tratar pacientes com câncer de pulmão e pelo jeito continuará gastando, pois os jovens continuam fumando.

Como libertário defendo que cada cidadão é livre para fazer com o seu corpo o que bem entender. Fumar por exemplo. Mas também penso ser uma tremenda sacanagem o Estado ter que no futuro pagar um tratamento de câncer de pulmão para um fumante. Se ele optou por fumar sabendo dos riscos que os assuma então.

Assistir uma adolescente instruída fumando me faz perder a fé na juventude. Uma adolescente de família humilde, mas não ignorante, que deveria investir o dinheiro que está queimando em educação e assim com mais conhecimento mudar sua realidade social para melhor. Mas que optou por abandonar os estudos e adquirir um vício.

Quando vejo pessoas de mais idade fumando entendo que a propaganda era apelativa e o fumo incentivado. Hoje o cerco contra o cigarro é total e fumar é démodé.

Sinceramente não entendo a cabeça dos adolescentes, eles exigem mudanças, mas estão longe de se comportarem de acordo com a mudança desejada.

Fica aqui meu desabafo.