Você é o único responsável por sua condição financeira.

Você é o único responsável por sua condição financeira.

É impressionante como as pessoas não assumem a responsabilidade de suas atitudes financeiras e sempre transferem o problema para o governo.

Eu leciono a disciplina Sistemas Econômicos para as turmas de Administração; e Economia e Mercado para o curso de Contabilidade. Sempre início as aulas dizendo que cada um é inteiramente responsável pela sua vida financeira e que se até hoje eles tinham desculpas pelo fracasso financeiro que a partir deste momento eles não teriam mais, pois irão aprender ao longo do semestre como funciona o sistema financeiro nacional e que abordarei atitudes que conduzem ao fracasso ou ao sucesso financeiro. Aviso que enriquecer é uma escolha e quanto mais cedo a decisão for tomada mais rápido se sai da corrida dos ratos e se passa fazer parte do ciclo de sucesso financeiro.

Prego que as famílias poderiam mudar radicalmente sua condição econômica em duas gerações se economizem e investissem em renda fixa apenas 10% de um salário mínimo. Sempre ouço alguém dizer que assim continuaria pobre. Falo que sim, e que seus filhos também, mas seus netos seriam pessoas ricas e o ciclo de sucesso financeiro, se mantido, garantiria a condição de prosperidade familiar para sempre.

Mas somos egoístas, mesquinhos ao extremo, e pelo máximo que falamos que amamos nossos filhos e netos não tomamos atitudes no sentido deste amor. São raros aqueles que estão dispostos a abdicar do consumo de hoje em prol de seus descendentes de amanhã. Em minhas pesquisas com estudantes ao longo dos últimos anos tenho observado uma mudança de atitude em relação ao dinheiro em menos de 3% deles. Mesmo sendo detentores do conhecimento poucos tomam a atitude da mudança, e ainda muitos dos que a tomam não permanecem firmes na decisão, desistem ao longo dos primeiros 12 meses.

Não falo em austeridade total dos gastos, pelo contrário; defendo uma vida um pouco mais frugal e com gastos realizados com sabedoria. Com atitudes simples ao longo do mês é possível fazer sobrar pouco mais de R$ 60,00 para investimentos. Na verdade sobrar nunca sobra, o que precisa ser feito é a reserva imediata do valor no dia do recebimento do salário e sua aplicação imediata. Caderneta de Poupança. Todo banco possui transferência programada de valores depositados em conta corrente para uma conta poupança numa data pré-programada. É possível deixar tudo no pilote automático, e fazendo assim se passa há programar o mês já sem aquele valor.

Sempre faço perguntas simples onde às respostas demostram como as pessoas gastam de forma desnecessária, e o pior, o dinheiro que não tem, pois compram produtos numa dezena de vezes. Perguntas como: - Quem trocou o aparelho celular nos últimos 3 anos? Quem comprou um tênis novo e caro em 10 vezes quando havia outro tênis, tão bom quanto, mas não a última novidade, por menos da metade do preço? Luxo e supérfluo só devem ser consumidos quando eles puderem ser pagos à vista. São atitudes simples assim que ao longo dos anos fazem uma pessoa rica financeiramente ou a leva a perder totalmente o controle dos gastos e mês a mês ver grande parte de suas receitas serem consumidas com o pagamento de juros. Pagando-se juros mês a mês é impossível sair do fracasso financeiro.

Outra ideia que defendo e que sempre causa um grande frisson é eu ser contra a aposentadoria e demais benefícios do INSS. Afirmo e provo matematicamente que seria muito mais negócio ao invés de termos mensalmente um valor do salário descontado e revertido ao INSS – de 8% a 11% de acordo com o salário – e ainda a empresa ter que pagar 8% de FGTS, este dinheiro ser incorporado ao salário e cada trabalhador administrá-lo por conta própria visando à independência financeira futura. Mas isto não funcionaria, pois a grande maioria das pessoas iria gastar todo o dinheiro recebido e não investiria um centavo se quer. A mesma situação continuaria acontecendo: os educados financeiramente investiram e multiplicariam o dinheiro ao longo dos anos e os analfabetos financeiros gastariam tudo e mais um pouco financiando produtos e mais produtos e pagando juros exatamente para aqueles poucos que estariam emprestando o excedente em troca do recebimento destes juros.

Sempre se tem três possibilidades de escolha: pagar juros, receber juros ou não pagar e também não receber. O ideal seria sempre receber, ao menos ficar no zero a zero; já o pagar deveria ser uma alternativa totalmente descartada.

Aqui faço uma ressalva: o único bem aceitável de parcelamento é a casa própria, todos os demais só deveriam ser comprados à vista.

Como educador lamento não haver disciplinas de educação financeira nas escolas de ensino fundamental e médio. A meu ver já passou do momento de ser uma obrigatoriedade no currículo escolar.

Também já estou cansado de ver muitos culparem o governo. O governo somos nós, o governo nada mais é que a representação da população de um país. Ele não é sério porque não somos sérios, ele é corrupto porque somos corruptos. O fato é este. Se queremos um Brasil diferente devemos começar por nós mesmos: parar de comprar produtos piratas, de fazer negócios sem nota fiscal para pagar mais barato, de comprar DVD e CD pirata. Não quero aqui ser demagogo e hipócrita, não estou sendo favorável a projetos de lei absurdos iguais aos que ficaram conhecidos como SOPA e PIPA nos EUA, mas estou criticando a venda e compra de produtos pirateados no centro de qualquer cidade, sendo que em algumas a própria prefeitura constrói box para vendedores ambulantes sabendo que a quase totalidade dos produtos comercializados são ilegais. Eles não pagam impostos e ainda são concorrentes das lojas em frente a eles que pagam impostos e cumprem seus direitos legais. Um clichê verdadeiro diz que ou você é parte do problema ou da solução, podemos parar ao menos de ser parte do problema. Acho engraçado que quando alguém acha uma grande quantia de dinheiro e a devolve ao seu dono vira notícia; perceba a inversão de valores: vira-se notícia por cumprir sua obrigação de cidadão. Afinal devolver o que não é seu é obrigação.

Eu acredito piamente num Brasil melhor e mais justo. Mas tenho absoluta certeza que só galgaremos o posto de um país sério com sólida educação. Educação formal e financeira. Não se iluda com filosofias de vida e dinheiro fácil, isto não existe. Não se constrói um patrimônio sólido sem dedicação e esforço.

Você quer um Brasil melhor, não espere a mudança, seja a mudança que todos nós desejamos. O trabalho é de formiguinha, é lento, doloroso, moroso, chato, mas tem que ser feito. O que gerações e gerações tem feito é deixar para a próxima. Não faça isto. Mude já, assuma o compromisso da mudança, não se preocupe com o próximo, mude você e seja o exemplo, deixe suas atitudes ser um vírus transmissor da mudança, não precisa falar, basta fazer e estar no mesmo ambiente que as pessoas, pois o vírus invisível contamina, é claro que alguns são resistentes, outros são mais suscetíveis, mas uma ora ou outra o vírus pode contaminar até os mais fortes, pelo menos é o que eu espero.

Boa semana!

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.

_ _