5 mitos sobre empreendedorismo que você precisa esquecer

5 mitos sobre empreendedorismo que você precisa esquecer

5-mitos-sobre-empreendedorismo-que-voce-precisa-esquecer

Empreender e ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, poucas pessoas realmente iniciam uma empresa e colocam suas ideias em prática. Muito do que é falado por aí — seja nas conversas com amigos, no ambiente familiar ou até nas instituições de ensino — pode assustar ou desanimar quem pretende seguir por esse caminho.

Separamos alguns mitos sobre empreendedorismo que você precisa saber para não desistir do seu negócio. Atenção nas dicas para não se deixar enganar!

1. Só empreende quem nasce com o dom

Muita gente acha que só quem é filho de empreendedor ou já cresceu nesse meio é capaz de empreender. Ter características vencedoras podem ajudar pessoas que convivem com outros empreendedores, mas isso não é tudo.

A verdade é que todos podem começar seu próprio projeto. O que você precisa é encontrar algo que ame e que lhe motive a fazer sempre o seu melhor. A partir deste ponto, empreender será natural. Quando se acredita numa coisa, o instinto de tornar esse desejo realidade é mais poderoso do que se imagina.

2. Preciso de muito dinheiro pra empreender

É de conhecimento geral que os custos para se manter uma empresa no Brasil não são baixos, mesmo aquelas que se incluem na modalidade de Simples Nacional. Mas nada disso impede que você comece com um pequeno orçamento.

Hoje em dia negócios que começam pela internet, por exemplo, podem ser feitos com pouco investimento inicial. O que não pode acontecer é você ficar muito tempo tentando juntar uma determinada quantia de dinheiro e nunca tirar a ideia do papel. Tem gente que aprende a ser muito mais criativo quando o orçamento é baixo, quebrando um dos grandes mitos sobre empreendedorismo.

3. Só uma ideia genial pode dar certo

Não mesmo. Há vários exemplos muito simples de pessoas que perceberam uma necessidade ao seu redor, pesquisaram como poderiam solucionar um determinado problema e criaram produtos e serviços inovadores para ajudar pessoas comuns. Afinal, se você não souber ouvir as pessoas, pode ser que seu empreendimento não sirva para ninguém.

Você não precisa esperar que uma ideia perfeita caia no seu colo. Pode começar observando ao seu redor e usando uma habilidade que já possui para começar um negócio.

4. Empreendedores têm uma vida tranquila

Esse é um dos maiores mitos sobre empreendedorismo. Muitos novos empreendedores trabalham muito mais do que em um emprego tradicional. Até ver seu negócio deslanchar, é preciso muito esforço e tempo. Você não pode obrigar nenhum funcionário a trabalhar 12 horas por dia, mas precisa fazer com que as coisas andem. Então é você mesmo que vai arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

É claro que depois que seu negócio está estável, você pode se dar o luxo de relaxar um pouco, mas até lá quem precisa puxar as rédeas é você.

5. Empreender é para quem gosta de correr riscos

Muito pelo contrário. Empreendedores são grandes planejadores. Controlam e têm conhecimento não somente de tudo que acontece financeiramente no seu negócio, como também têm sua trajetória de próximos passos traçados para seus empreendimentos.

Não deixe que nenhum dos mitos sobre empreendedorismo te afaste do seu objetivo. Tenha em mente que sempre é preciso se desafiar para começar algo novo. No início, pode ser que o caminho pareça longo demais, mas não se assuste. Grandes projetos começam com pequenos passos na direção certa.

E você, conhece algum outro mito? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!