As melhores épocas para comprar e promoções do ano

As melhores épocas para comprar e promoções do ano

Estamos sempre rodeados de propagandas, especialmente nas redes sociais e em nossas caixas de e-mail, que estão constantemente nos lembrando de tudo o que queremos ou precisamos comprar.

No entanto, nem sempre temos dinheiro suficiente para adquirir algo naquele exato momento, sendo mais prudente esperar os períodos de promoção. Afinal, por que pagar mais caro se podemos ter paciência e esperar um pouco por um preço mais em conta?

Pensando nesse contexto, preparamos este post com as épocas do ano mais indicadas para comprar e aproveitar as melhores promoções. Confira!

Black Friday e Cyber Monday

Atualmente, a melhor época do ano para adquirir qualquer produto é a Black Friday. Pegando carona nas ações de venda do varejo estadunidense, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças o comércio brasileiro também oferece ótimos descontos nos mais variados produtos e serviços. Além disso, para quem não quer enfrentar o caos das lojas, o Brasil também adotou a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após esse feriado e é exclusiva para vendas e compras online.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Os preços dos eletrodomésticos e eletrônicos variam muito de acordo com a época e tipo de produto. Geralmente, o segundo e terceiro trimestres são os melhores para conseguir os melhores preços, uma vez que em março termina o ano fiscal das fábricas japonesas, e elas começam a queimar o estoque a partir de maio, sendo uma excelente oportunidade para adquirir os produtos que estão saindo de linha.

Roupas

Se você está pensando em renovar o guarda-roupa, saiba que a melhor época do ano para fazer isso é durante as trocas de estações. Nesses períodos, são oferecidos muitos descontos ao consumidor, pois os modelos recentes acabam desvalorizando os mais antigos. Além da troca de estações, há uma lógica bem simples: se precisa comprar roupa de inverno, deixe para fazer isso no verão; se precisa comprar roupa de verão, deixe para fazer isso no inverno.

Carro

A regra básica para comprar seu carro zero é ter bastante paciência, uma vez que o melhor momento para se fazer esse investimento é durante a troca de modelos, quando uma versão nova entra no lugar da antiga, no fim do ano. Sendo assim, entre outubro e dezembro as concessionárias queimam o estoque vigente para abrir espaço aos modelos novos do próximo ano.

Passagens aéreas

Em termos gerais, as melhores épocas do ano para comprar passagens variam de acordo com o destino e a companhia aérea, especialmente para as viagens internacionais. Contudo, há algumas dicas para conseguir as melhores promoções, como evitar os dias de feriado, tentando ir com um ou dois dias de antecedência e voltar um ou dois dias depois — principalmente para passagens nacionais —, ou pesquisar bem sobre o destino e descobrir quais os períodos de alta e baixa temporada.

E você conhece alguma outra promoção ou época do ano boa para comprar? Compartilhe suas dicas nos comentários!