O que é Coworking?

O que é Coworking?

Muito em voga hoje em dia, o conceito de coworking diz respeito a um espaço de trabalho compartilhado, geralmente por profissionais de diferentes áreas de atuação. Essa é uma tendência que decorre do dinamismo do mercado econômico atual, em que as relações de trabalho são mais flexíveis, há maior demanda por profissionais autônomos e o compartilhamento de produtos torna mais acessível benefícios comuns, construídos colaborativamente. Quer entender melhor esse conceito e suas repercussões atuais? Confira o post!

O que é economia de compartilhamento

O conceito de economia de compartilhamento tem ganhado especial relevância atualmente com as novas possibilidades que a internet proporcionou, mas é também uma tendência para o mundo físico. Basicamente, ele consiste na otimização do uso de bens (materiais e imateriais), de forma a ampliar seu consumo, reduzir custos e torná-lo mais sustentável. Por meio da contribuição coletiva de usuários em projetos, iniciativas e serviços, é possível consumir e construir colaborativamente diversos serviços e bens.

Você sabia que plataformas como a Wikipédia utilizam justamente desse conceito de compartilhamento? São os usuários que contribuem para o conteúdo postado, sua revisão e verificação. O mesmo acontece com iniciativas coletivas de financiamento (crowdfunding). Por meio da contribuição de várias pessoas interessadas em ver um projeto sair do papel, é possível somar um conjunto de pequenas contribuições para seu patrocínio.

Como o coworking se encaixa nesse conceito

O coworking utiliza perfeitamente o conceito de economia de compartilhamento, pois aproveita justamente a divisão de um espaço físico de trabalho para reduzir custos, proporcionar o encontro de profissionais de diferentes áreas, e se adequar às novas realidades do mercado de trabalho contemporâneo. Não é por outro motivo que essa é uma tendência presente nas principais cidades do Brasil e do mundo. O coworking é ainda uma forma mais sustentável de inserir novos profissionais no mercado, aumentando sua autonomia e reduzindo seus gastos.

Quais são as vantagens de um espaço de trabalho compartilhado

Já citamos aqui algumas razões pelas quais o modelo de coworking é tão popular hoje em dia. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, suas vantagens têm muito a contribuir para o sucesso de jovens profissionais, das mais diversas áreas. Veja as principais vantagens desse modelo:

Economia de custos

A vantagem mais evidente de se trabalhar em um escritório compartilhado é a redução de custos. Já colocou na ponta do lápis os gastos com aluguel, internet, limpeza, mobília, luz, condomínio, etc.? São vários os gastos de um MEI, causando diversos impedimentos a jovens empreendedores e profissionais recém-formados. No coworking, esses gastos são compartilhados, o que significa redução geral de custos.

Ambiente de trabalho sinérgico e dinâmico

Que tal um ambiente de trabalho com pessoas de diferentes áreas, que podem colaborar para seu trabalho por meio de novas perspectivas, networking e até mesmo com novas demandas por seus serviços? É esse o contexto que você encontra em um coworking.

Sustentabilidade financeira e ambiental

Além de proporcionar maior acessibilidade a profissionais sem um capital inicial para investimentos na profissão, o coworking também é uma iniciativa mais sustentável do ponto de vista ambiental. Você usará menos recursos naturais, energia, materiais de escritório, mobília etc.

Como se pode perceber, a ideia do coworking veio para ficar no mercado econômico atual. Além de ser um espaço de trabalho mais acessível e compartilhado, seus benefícios vão muito além da economia de profissionais em início de carreira.

Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre esse tema? Deixe aqui nos comentários!