6 dicas para ser escritor de blog e ganhar dinheiro

6 dicas para ser escritor de blog e ganhar dinheiro

Muitas pessoas querem encontrar uma maneira de ganhar dinheiro de forma simples e fazendo algo de que gostam. O que muitas dessas pessoas não percebem é que podem ganhar dinheiro escrevendo para sites de empresas ou em blogs próprios. Essa é uma modalidade de trabalho freelancer que tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à necessidade das empresas de terem um canal informativo para seus clientes e à facilidade de montar um blog com ferramentas simples.

Claro que, para essa função, gostar de escrever e dominar o português são características essenciais. Além disso, você também vai precisar de organização para não perder prazos nem se esquecer de tarefas agendadas para períodos longos. Neste texto vamos reunir mais algumas dicas pra você se tornar um escritor de blog e gerar renda extra.

Encontre oportunidades

O primeiro passo para ganhar dinheiro como escritor freelancer é encontrar as oportunidades de trabalho. Você pode fazer isso de três formas: trabalhando para uma empresa que compra conteúdos para outras; trabalhando diretamente para empresas que precisam dos artigos; ou escrevendo para o seu próprio blog.

Com uma busca rápida no Google você encontrará empresas que contratam freelancers e fazem a entrega de textos para outras empresas. Em muitos casos, não há necessidade de ser jornalista, basta dominar a escrita. Para trabalhar diretamente para outras empresas, pedir ajuda a amigos e familiares é um passo importante para começar a fazer seus textos e gerar portfólio. No caso do seu próprio blog, basta escolher um nome e criá-lo usando o Blogger ou o WordPress.

Tenha uma paixão

Depois de descobrir um local em que pode trabalhar, você deve se perguntar sobre o que gosta de escrever. Parece algo sem importância, mas imagine-se escrevendo sobre um assunto que não domina e pelo qual não tem interesse. Com certeza, por mais criativo que você seja, o resultado final não será tão bom quanto se você estivesse falando de algo que conhece a fundo.

Pesquise sempre coisas novas

Se você tem uma paixão, um assunto de interesse, tende a saber muitas novidades sobre o tema. E esse é um ponto muito importante para que você se destaque, afinal com a facilidade de escrever, muitos sites e blogs postam conteúdos quase idênticos. Quando você aposta em uma abordagem diferenciada, a chance de se destacar no meio da multidão de artigos é muito maior.

Lembre-se sempre de que qualidade é melhor do que quantidade

Quando você escreve mais artigos, ganha mais dinheiro, certo? Depende. Se os textos não atendem às necessidades das empresas que te contrataram, a chance de você ser chamado para um novo trabalho é pequena. No caso de escrever para um blog próprio, se você não toma cuidado em seus posts, não vai se destacar nem gerar acessos, que é o principal critério para a aquisição de anúncios. Aprofundar os textos, tornando-se uma referência no tema, é uma boa opção para destacar-se. Outra iniciativa importante é dar uma olhada nas tecnicas de SEO para o Google e aprender a se destacar com seus textos.

Faça títulos chamativos

Listas, perguntas, polêmicas e nomes conhecidos. Esses são alguns os elementos que chamam a atenção de seus leitores e vão fazer com que seus artigos se destaquem entre os demais. Veja alguns exemplos: “10 formas de ganhar dinheiro em casa”, “Por que você não consegue um trabalho como freelancer?” e “5 conselhos de Steve Jobs para ter sucesso”.

15 Dicas para criar seu negócio na internet «COMECE AGORA»

13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário

Divida o texto em tópicos

Você deve ter notado que esse texto está dividido em vários tópicos. Isso facilita bastante a leitura, porque destaca assuntos importantes que serão trabalhados. Além disso, mesmo que o artigo seja grande, essa divisão em parágrafos passa a impressão de um texto menor e incentiva o leitor a continuar no post.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro extra se tornando um escritor freelancer, mãos à obra e bom trabalho! Depois volte aqui e compartilhe sua experiência com a gente!