A importância de controlar sua carteira de investimentos

A importância de controlar sua carteira de investimentos

Todos nós sabemos que para ter um futuro mais seguro é preciso que, acima de tudo, ter uma reserva financeira para os momentos de aperto e imprevistos, além de garantir a sobrevivência ao longo dos anos. Mas para que isso seja atingível é necessário poupar e investir suas reservas, caso contrário a inflação dá aquela “mordida” que diminui o poder de compra do dinheiro.

Mas você acha que para por aí? Investir requer dois cuidados fundamentais: a diversificação, e o controle da carteira de investimentos.

Neste artigo abordaremos o segundo item, no qual lhe mostraremos os principais pontos da importância de controlar o seu mix de produtos que compõe a sua carteira de investimentos. Parece complexo? Fique tranquilo que não é! Então, continue esta leitura e saiba mais sobre o tema.

Ajuda a identificar mudança do perfil de investidor

O primeiro ponto de importância de controlar a sua carteira de investimentos é que fica mais fácil de identificar possível mudança do perfil de investidor, ou seja, o mix de produtos financeiros que esteja de acordo com o nível de experiência e propensão de assumir riscos.

É plenamente normal que um investidor transite entre os perfis de acordo com o momento e seus objetivos, no entanto essa identificação somente é possível quando se analisa e controla bem a sua carteira de investimentos.

Esse controle e gerenciamento da carteira vai ajudá-lo a redimensionar e reestruturar sua carteira de investimentos de acordo com o seu atual perfil de investidor.

Acompanha a performance dos investimentos

Quem investe quer ter bons resultados e não ver o seu patrimônio decrescer de maneira descontrolada. Então, controlar a carteira de investimentos, reunindo dados e transformando-os em informações de relevância é fundamental para verificar e acompanhar a performance das suas atividades no mercado financeiro.

Mas para tornar essa atividade mais assertiva é fundamental adotar um bom sistema de controle financeiro, no qual você vai acompanhar os rendimentos alcançados, bem como a valorização dos seus ativos em carteira.

Ajuda a manter a diversificação

Lembra que falamos no início do artigo que é importante diversificar a sua carteira de investimentos para aumentar o nível de segurança e controle do risco? Eis a grande importância de controlar sua carteira de investimentos, afinal, com base nessa atividade você será capaz de escolher os melhores produtos.

Além disso, as informações da atividade de controle direcionam o seu processo de tomada de decisão quanto à composição da carteira de investimentos, ou seja, a mesclagem entre vários produtos e modalidades, concentração em renda fixa ou variável, foco em dividendos ou valorização de ativos, etc.

Novamente, um gerenciador de investimentos é muito importante para ajudá-lo a controlar sua carteira de investimento no que tange a diversificação, afinal, todos os resultados obtidos, projeções e opções disponíveis no mercado estão organizados de maneira estruturada e inteligente, facilitando a sua compreensão de acordo com os objetivos estabelecidos.

É inegável que gerenciar sua carteira de investimentos é fundamental nas suas atividades de poupar e investir, onde os objetivos abordam o curto, médio e longo prazo. Isso vai proporcionar um ambiente assertivo para a tomada de decisão, bem como da maximização dos rendimentos obtidos.

Gostou do tema abordado? Temos muitos outros para enriquecer o seu conhecimento. Leia agora mesmo outros artigos sobre finanças e investimentos.

Procurando um gerenciador de investimentos? Clique aqui e conheça agora!