Controlar gastos é o suficiente para um bom controle financeiro?

Controlar gastos é o suficiente para um bom controle financeiro?

Dinheiro não traz felicidade, mas é uma ferramenta importante para pagarmos experiências e vivermos uma vida com tranquilidade e mais liberdade. Quanto antes entendermos a importância de ter um controle financeiro pessoal, melhor será a saúde da nossa vida em relação ao dinheiro. Entretanto, muitas pessoas pensam que apenas controlar e gerenciar os gastos é o suficiente para um controle financeiro.

Na verdade, é um ótimo começo, porém, para ter um bom controle financeiro e fazer com que o seu dinheiro gere mais dinheiro, apenas controlar gastos não é suficiente.

Controlar gastos é essencial

Sim, ele é importante e é o passo inicial para que você seja saudável financeiramente. Saber para onde vai o seu dinheiro, evitar gastos desnecessários e controlar a compulsão por compras de coisas que estão na promoção são essenciais para que você inicie o controle do seu dinheiro.

Nem todos que controlam seus gastos conseguem ficar ricos, mas todos que são ricos, certamente controlam seus gastos de alguma maneira.

Atualmente há vários aplicativos de controle financeiro que lhe ajudam a ter controle dos seus gastos. Eles são fáceis de usar, disponibilizam dados concretos na palma da sua mão e ajudam você todos os dias do mês a entender melhor seus hábitos de consumo.

Alerta ao cartão de crédito

Somente use o cartão de crédito se você tem consciência de como ele funciona. Passar aquele objeto de plástico nas lojas é muito fácil. Encarar o boleto no fechamento do cartão pode ser um pesadelo.

Faça de tudo para que você nunca entre em uma dívida de cartão de crédito e, se por algum motivo precisar entrar, faça de tudo para quitar essa dívida o mais rápido possível. As taxas de juros de cartão de crédito são extremamente altas e você precisa somente de alguns meses para perder o seu controle financeiro.

Use o cartão de crédito somente se você tiver segurança na hora de gastar dinheiro. Temos uma dica muito boa ao longo desse texto que fará você repensar todas as suas compras e muitas vezes chegar a conclusão que economizar vale muito mais a pena do que gastar!

Planejamento financeiro

Depois que você tiver total controle dos seus gastos, você terá dados para iniciar um planejamento financeiro para a sua vida. Ninguém quer depender apenas da aposentadoria quando pararmos de trabalhar, não é mesmo?

Utilizar o dinheiro que você tem hoje de forma inteligente e encontrar formas para que seu dinheiro gere mais dinheiro é o caminho certo para que você tenha liberdade financeira.

O planejamento financeiro deve envolver fatores como tempo e quantia acumulada para que seus objetivos sejam definidos. Trabalhe com metas alcançáveis e defina metas mensais que lhe levarão a alcançar o objetivo final maior.

Escolhas inteligentes

Aprenda a colocar na balança o quanto aquilo que você quer comprar, é importante para você. Foi ao shopping e tem sapato em promoção? Você realmente precisa ou quer comprar só porque estava em promoção?

Uma boa tática que incentiva você a ver o seu dinheiro acumulando é: a cada vez que você disser “não” para uma compra que não era tão importante assim, você usa o dinheiro que você gastaria e investe. Dessa forma, você, além de não gastar, estará usando esse dinheiro de forma inteligente.

Criando esse hábito você acabará comprando menos coisas desnecessárias e conseguindo acumular uma quantia satisfatória e que lhe dará, ao longo dos anos, tranquilidade financeira para você e para a sua família.

Está em busca de dicas para alcançar a sua liberdade financeira? Nós podemos lhe ajudar! Acesse nosso blog e veja todos nossos conteúdos sobre como utilizar o seu dinheiro para gerar mais dinheiro!

Procurando um gerenciador financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!