Entenda como funciona o Home Equity

Entenda como funciona o Home Equity

Uma nova modalidade de empréstimo, comum nos Estados Unidos, está ganhando o mercado brasileiro. Possibilitando que o credor use o valor para abrir negócios, investir na educação ou até mesmo pagar dívidas, o Home Equity é o mais novo queridinho entre os financiamentos e promete uma forma fácil e atrativa de conseguir dinheiro. Entenda.

O que é Home Equity?

O Home Equity é uma forma de financiamento que utiliza o imóvel como garantia para o crédito. Nela, o indivíduo usa uma casa, sala comercial ou qualquer ambiente – desde que esteja quitado e em seu nome – como forma de conseguir o empréstimo pessoal, tendo em mente que, caso deixe de pagar as parcelas, este imóvel será usado para quitar a dívida.

Como funciona?

Nessa modalidade, a financiadora recebe o imóvel como garantia e, a partir daí, libera o valor solicitado. Desse momento em diante, o imóvel ficará em nome da empresa até que a última parcela seja quitada. Só aí é que o ambiente voltará para o nome do ex-dono. Caso contrário, ele permanecerá sob a posse da financiadora.

Então isso seria uma hipoteca?

Ao contrário do que muitos pensam e até das possíveis semelhanças que possam existir, o Home Equity não se encaixa em uma hipoteca. Apesar de ambos usarem o imóvel quitado como garantia, a principal diferença está no fato de quem permanecerá com a posse desse espaço enquanto as parcelas são pagas.

No Home Equity, o imóvel fica em nome do banco ou da financiadora, no que é chamado de Alienação Fidunciária. Já na hipoteca, a propriedade continua sendo mantida sob o nome da pessoa que pegou o empréstimo, o que acaba acarretando muitos problemas caso o valor não seja quitado, visto que as instituições financeiras dificilmente conseguem reaver o imóvel ou até mesmo o dinheiro cedido.

Assim, apesar da propriedade ter sido dada para respaldar uma possível inadimplência, essa promessa se mantém abstrata. Por isso, o Home Equity passou a trazer consigo uma maior ideia de segurança.

Devo ter medo de perder o imóvel?

Uma vez que a propriedade é dada como garantia, é natural que haja cautela e responsabilidade por parte do credor, mantendo um bom controle financeiro pessoal e planejamento para pagar as parcelas assumidas. Ainda assim, não precisa ter receio. Ao pedir o imóvel como garantia, a financiadora está apenas reduzindo o risco do empréstimo, como acontecia com as hipotecas. Acredite, ninguém quer tirar sua casa de você.

E quais são as vantagens para o credor?

Com juros mais baixos, as taxas no Home Equity são bastante atrativas. Enquanto algumas financeiras chegam a cobrar 11,45% em um empréstimo pessoal, o Home Equity mantém uma taxa de juros reduzida a 1%, sendo ideal para quem não quer se comprometer com dívidas exorbitantes.

Além disso, o prazo para pagar as parcelas pode se estender em até 30 anos, fazendo com que a quitação seja tranquila, em suaves prestações que podem caber no bolso e no orçamento de qualquer um.

Se você gostou do formato do Home Equity e se interessa por outras formas de financiamento e empréstimos, não deixe de acessar o blog para conhecer outras matérias tão interessantes quanto essa.