Sistemas para controle financeiro em setores públicos, câmaras de prefeituras e demais órgãos.

Sistemas para controle financeiro em setores públicos, câmaras de prefeituras e demais órgãos.

A computação em nuvem chegou para ficar e está presente em todos os setores da economia. Sistemas online facilitaram a vida das micro, pequenas, médias e grandes empresas, trabalhadores autônomos e profissionais liberais.

Mas que vantagens e benefícios os sistemas online podem trazer para o controle financeiro em órgãos públicos, prefeituras, câmaras e outros setores? Confira!

Economia de recursos

A migração da contabilidade física para um sistema digital representa uma economia significativa de gastos com papel, impressão, transporte de documentos e a alocação de espaços cada vez maiores para a guarda de arquivos.

Com o uso de software online, as vantagens aumentam. Não há necessidade de adquirir e manter servidores, o que também reduz os custos. E uma vez que servidores externos contam com amplas capacidades de armazenamento, a necessidade de descartar documentos antigos diminui. Isso permite que os órgãos públicos mantenham históricos mais completos de suas operações financeiras.

Mais segurança

Sistemas online aumentam a segurança para instituições públicas. Manter os dados armazenados em computadores ou servidores locais pode ser um grande problema diante de ocorrências como roubo desses dispositivos, incêndios e desastres naturais. Esses eventos podem comprometer totalmente e até destruir informações importantes.

Por outro lado, os dados financeiros armazenados em nuvem não sofrerão dano com essas ocorrências. É possível recuperar rapidamente as informações e garantir a continuidade das atividades do setor.

Além disso, muitas das empresas que oferecem armazenamento online monitoram continuamente o ambiente digital e estão sempre buscando soluções de proteção contra os ataques virtuais.

Integração entre os setores

Manter o controle financeiro online facilita a integração entre as secretarias, câmaras de vereadores e prefeituras. Quando todas as informações financeiras e orçamentárias podem ser consultadas em uma só plataforma, a comunicação é melhor e a gestão dos recursos se torna mais eficiente.

Centralizar as operações permite a padronização de procedimentos, agilizando o trabalho, e torna possível compartilhar a gestão das metas financeiras entre todos os órgãos de administração do município.

Atendimento melhor para os cidadãos

Sistemas em nuvem para controle financeiro em órgãos públicos diminuem a quantidade de filas nos órgãos públicos. Muitos serviços podem ser feitos online como emissão de guias de pagamento de taxas do município, emissão de nota fiscal eletrônica, requisição de documentos e certidões negativas.

Transparência

Manter um sistema de controle financeiro online facilita a auditoria dos recursos e a apuração de irregularidades com o uso do dinheiro público.

A criação e manutenção dos Portais de Transparência é outro benefício da computação em nuvem. As informações claras e completas de como o dinheiro está sendo usado atende às exigências do Governo Federal, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, e reforça a confiança dos cidadãos na gestão do município.

Sem dúvida, os sistemas online contribuem muito para o controle financeiro em setores públicos, prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos, como secretarias e autarquias. O trabalho dos servidores se torna mais produtivo e melhor executado. A administração dos recursos do contribuinte é mais eficaz. Isso se traduz em melhorias para os cidadãos e assim todos ganham.

Gostaria de saber mais sobre as vantagens de ter um controle financeiro online? Clique aqui e conheça agora!