Capitalização da Petrobras. Usar FGTS, sobrescrever, vender, o que faço?

Capitalização da Petrobras. Usar FGTS, sobrescrever, vender, o que faço?

Na próxima segunda-feira começa o período de reserva de compra, para aqueles que têm esse direito, das novas ações da Petrobras.

Terão direito aqueles que usaram o FGTS no ano 2000 para comprar ações e os investidores que já possuem ações e poderão subscrever novas ações em até 34% do número que possuem hoje.

O termo subscrever tem confundido muita gente. Mas subscrever nada mais é que o direito que o atual acionista tem em adquirir novas ações pelo preço de emissão do papel.

O que fazer?

Se você comprou ações em 2000 com o saldo do FGTS compre novamente agora. O FGTS sofre ajuste de apenas 3% ao ano. Esse valor não é suficiente nem mesmo para proteger seu dinheiro da inflação do período. Você só não deve comprar ações se estiver planejando usar o saldo do FGTS para adquirir imóvel nos próximos 2 anos, caso contrário, não tenho dúvidas, use o saldo do FGTS, os 30% possíveis, e compre novamente ações da petrolífera.

Agora se você já tem ações PETR3 ou PETR4, terá direito de subscrever 34%. O calculo é muitos simples: divida o número de ações que você possui hoje por 100 e multiplique o valor encontrado na divisão por 34, o resultado dessa conta é o número de novas ações que você tem por direito adquirir.

Subscrever ou não? Eu farei. Como meus objetivos são de longo prazo, vejo como oportunidade este momento, os papéis irão valorizar no médio prazo. Agora se você pretende vender logo os papéis eu não aconselharia a compra, será um investimento de maior risco.

E devo vender os papéis que tenho?

Eu digo não. A Petrobras é uma empresa forte, sólida e mundialmente reconhecida. Se você puder manter os papéis e não vendê-los agora, com certeza, terá maiores ganhos ao vendê-los no futuro.

E se não tenho papel algum?

Você terá que aguardar o período normal para compra. Analistas acreditam que mesmo após o período de reserva ainda sobrarão papéis a serem comprados pelo preço de emissão. Aqui volto a aconselhar aos investidores de longo prazo a comprarem os papéis, já quem pretende especular, comprar na baixa para vender na alta, o período de baixa poderá demorar mais do que o esperado, recomendo, portanto cautela.

Abraço e bom final de semana!