CDB e CDI: entenda as diferenças

CDB e CDI: entenda as diferenças

mercado financeiro possui inúmeras siglas para resumir conceitos complexos. O que parece ser uma barreira, na verdade, é uma forma de simplificar o vocabulário para democratizar o conhecimento sobre a área.

Partindo desse princípio, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda as diferenças entre CDB e CDI de modo a tomar decisões mais conscientes na hora de investir as suas economias. Confira!

O que é CDI?

Existem inúmeras modalidades de empréstimo. Cada uma delas possui a sua própria taxa de juros. No caso, quando um banco empresta dinheiro para o outro, a taxa é o CDI, ou o Certificado de Depósito Interbancário.

Assim, é preciso compreender que não existe um investimento do tipo CDI, apenas aqueles que usam essa taxa como uma referência, que por sua vez, é baseada na SELIC, definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Se não existe um investimento do tipo CDI, então qual é a importância de conhecer esse conceito?

É porque, por lei, os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo. Quando isso não acontece, são obrigados a tomar empréstimos uns dos outros. Assim se formam os investimentos do tipo CDB.

Afinal, o que é o CDB?

Certificado de Depósito Bancário é quando uma pessoa física ou jurídica, desde que não seja um banco, investe em uma instituição financeira. Existem outras formas de capitalizar o caixa por meio de CDBs, como pré-fixado, quando uma taxa de juros é definida no momento da contratação.

No entanto, a maior parte dos CDBs disponíveis no mercado, na verdade, estão atrelados ao CDI, sendo chamados de pós-fixados. Ou seja, após o vencimento do investimento, uma taxa sobre a taxa DI é cobrada. Parece confuso, mas explicaremos em detalhes.

Como o CDI se torna um CDB?

É preciso compreender que essas duas siglas estão completamente separadas. Um CDI nunca se torna um CDB, afinal, ele é apenas uma taxa, e não um investimento em si.

Se você encontrar um CDB pós-fixado, ele provavelmente indicará um rendimento de X% do CDI. Por exemplo, 100% do CDI, 120% do CDI ou 90% da taxa DI.

Vamos a um exemplo mais concreto:

Conforme dados do site do Banco Central, em abril de 2022 a taxa DI está em 11,26% ao ano. Isso significa que o rendimento de um investimento de mil reais por um ano, conforme a taxa pré-definida seria de:

100% do CDI120% do CDI90% do CDI

11,26%13,51%10,13%

Claro, desconsiderando o imposto de renda que incide sobre esse tipo de investimento.

Quanto rende um CDB na prática?

Para responder essa pergunta, é preciso retomar o conceito que diferencia as duas siglas. O CDI é, indiretamente, definido pelo COPOM a cada um mês e meio. Nos últimos anos ele vem variando de maneira significativa, tendo atingido um piso de 2% ao ano em 2020, e um teto de 11,26% agora em 2022.

Isso significa que dificilmente você terá um ano de crescimento linear e constante em relação ao patrimônio investido.

Os rendimentos exemplificados acima só se confirmariam se a taxa SELIC permanecer inalterada por um ano inteiro a partir da data do investimento.

Se você investe a 100% do CDI com uma taxa DI a 2% ao ano em um mês, e no mês seguinte ela sobe para 4%, então, no primeiro mês a sua rentabilidade será o equivalente a 2% ao ano, e no segundo, o equivalente a 4% ao ano.

Posso perder dinheiro com CDB?

Tenha em mente que todo tipo de investimento possui algum grau de risco. Para os CDBs, o único risco que você corre é de a instituição financeira quebrar e não devolver o seu dinheiro, por isso, a saúde financeira do banco que recebe o seu investimento deve ser verificada.

Por outro lado, os CDBs costumam contar com o Fundo Garantidor de Crédito, que devolve o dinheiro investido em caso de inadimplência, limitado a R$ 1 milhão por CPF ou CNPJ.

Fora isso, o seu investimento é considerado conservador, assim, os ganhos tendem a ser altamente previsíveis e constantes, dependendo apenas da variação do CDI.

Ao investir a uma taxa baseada nesse índice, caso ele caia, você não está perdendo dinheiro, mas apenas ganhando menos.

O aplicativo Meu Dinheiro conta com um módulo exclusivo para controle de investimentos. Acesse a nossa página para compreender como podemos ajudá-lo!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!