Como estar com o nome sujo impacta na sua vida?

Como estar com o nome sujo impacta na sua vida?

De acordo com o Portal de Serviços Financeiros Foregon, 44% dos entrevistados afirmam que estavam negativados em 2021. Ou seja, o nome sujo é um desafio diário para milhares de pessoas. Ele significa maior dificuldade em conseguir crédito nas mais diversas modalidades.

Para quem nunca passou por essa situação, é fundamental conhecer os que acontece com a sua rotina e o fato de estar com restrições em seu nome. Com isso em mente, elaboramos uma lista com cinco consequências que você deve prestar atenção. Confira!

1. Seu score de crédito cai

Score de Crédito é um sistema de pontuação que vai de 0 a 1000, indicando os hábitos financeiros de cada pessoa acima de 18 anos e que já tenha algum tipo de compromisso financeiro em seu nome, como contas bancárias, cartões de crédito ou crediários.

A maioria das empresas prefere uma pontuação acima de 700, indicando que o cliente é um bom pagador, porém, existem casos em que nem mesmo um score alto garante aprovação de cadastro.

Quando há uma movimentação financeira muito acima da renda declarada, pode haver um aviso de risco de endividamento. O seu score continua alto, mas algumas companhias podem recusar o cadastro.

Se o seu nome for negativado, automaticamente o score cai.

2. Seu pedido de crédito pode ser negado

É importante ter em mente que o nome sujo não é uma sentença, mas um indicador. Tudo depende da empresa, banco ou financeira à qual o crédito foi solicitado. No entanto, a maioria delas irá recusar emprestar dinheiro para alguém que já possui um histórico de não pagamento.

Ainda, note que mesmo com a quitação dessa dívida e o nome limpo, o registro continua no mercado por alguns anos. Ou seja, toda a sua vida financeira pode ser comprometida.

Essa negativa pode se estender até mesmo para crediários próprios em lojas.

3. Empréstimos mais caros

Os empréstimos e financiamentos, quando aprovados para quem está com o nome sujo, invariavelmente possuem juros mais altos e uma dívida mais longa.

Afinal, os bancos compreendem que precisam de um prêmio de risco, afinal, existe uma chance maior de inadimplência em relação aos clientes que possuem um bom score de crédito.

4. Problemas com imóveis

O processo de compra e venda de imóveis deve ser analisado com muita cautela. Como toda negativação, depende da razão e da natureza da dívida. Se ela envolve a penhora de um bem, este não pode ser vendido até que ela seja quitada.

Para alugar, muitas imobiliárias exigem um nome limpo, além de comprovante de renda para garantir que irão receber todos os aluguéis em dia. As que não o fazem, podem exigir uma caução de até 3 meses para a sua segurança financeira.

5. Bloqueio de bens

Se você possui bens em seu nome, eles podem muito bem ser usados para pagar o saldo da dívida, e isso acontece especialmente quando elas são de natureza jurídica ou empresarial.

Porém, vale lembrar que esse tipo de medida deve ser lavrado por um juiz e estipulada em contrato. Pode acontecer, mas o tempo para que seja executada é altamente variável e depende de inúmeras legislações.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!