Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

De acordo com as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, publicadas pelo Banco Central no ano passado, o país fechou o ano de 2020 com mais de 130 milhões de cartões de crédito ativos, o equivalente a praticamente um cartão a cada habitante do país. Portanto, é perceptível que esse modelo de transação comercial é muito utilizado por aqui.

Mas afinal, vale a pena ter um cartão de crédito? Muitas pessoas o consideram um grande vilão da saúde financeira das pessoas, mas não é bem assim. A seguir, falaremos das vantagens e desvantagens de ter um cartão de crédito.

Boa leitura!

Vantagens do cartão de crédito

1. Poder de compra

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é oferecer maior poder de compra, uma vez que te permite fazer compras parceladas e adquirir produtos mesmo quando você não tem a quantia de forma imediata.

Dessa forma, você pode mobiliar a sua casa, por exemplo, ou comprar que está precisando imediatamente sem precisar guardar dinheiro e comprar apenas quando tiver o valor inteiro em mãos.

2. Emergências

O cartão de crédito é uma ferramenta vantajosa principalmente em casos de emergência. Seja uma crise de saúde inesperada, seja um problema em casa, ninguém está livre de imprevistos, certo? Se o seu cartão tiver um bom limite, você consegue resolver a emergência e depois dar um jeito de pagar as parcelas.

3. Segurança e comodidade

Desconsiderando os casos de fraudes, que não são tão comuns, o cartão de crédito é um método de pagamento que oferece muito mais segurança ao seu usuário. Isso porque você não precisa ficar carregando dinheiro vivo, que se for roubado, é muito mais difícil de recuperar do que pedir o estorno de um cartão usado indevidamente.

Além do mais, para quem gosta de fazer compras online, o cartão de crédito oferece muito mais comodidade. Com ele, você não precisa ficar dependendo de sair de casa pagar o boleto para receber a sua compra.

Desvantagens do cartão de crédito

1. Endividamento

O principal problema do cartão de crédito é quando o limite é muito mais alto do que a sua renda mensal. Nesses casos, é muito comum optar por pagar a parcela mínima, e acabar caindo em uma bola de neve de dívidas.

Por isso, para utilizar o cartão de crédito, há um fator importantíssimo: planejamento financeiro. Não gaste mais do que você ganha.

2. Fraudes

Algo que pode configurar uma desvantagem para quem possui cartão de crédito é o risco de fraudes. Se alguém conseguir clonar o número do seu cartão, ou conseguir a posse do seu cartão físico e começar a utilizá-lo, você pode acabar com uma dívida que nem foi você que adquiriu.

Nesse caso, o ideal é configurar o aplicativo do banco para notificar quando o cartão for usado. Assim, caso alguém utilize sem o seu consentimento, você fica sabendo imediatamente, e pode cancelar o cartão e pedir o estorno sem grandes problemas.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o cartão de crédito e sua utilização? Aproveite então para acessar o nosso blog e leia mais artigos para te ajudar com o seu controle financeiro.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!