Diferença entre salário bruto e salário líquido

Diferença entre salário bruto e salário líquido

Quando o salário cai na conta, sabemos que é um dia extremamente importante para os trabalhadores. Afinal, existem custos, despesas e processos que dependem desse dinheiro para que a nossa vida caminhe sempre para frente.

No entanto, muito mais do que simplesmente esperar o dinheiro cair na conta, é entender os descontos que são aplicados nele, e com base nisso, observar a diferença entre salário bruto e salário líquido.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de salários.

Afinal, o que é salário bruto?

Em resumo, podemos definir que o salário bruto nada mais é a remuneração total que um funcionário tende a receber em uma empresa durante o mês. Entretanto, no salário bruto, não existem os descontos que são obrigatórios, tais como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Imposto de Renda, e em outros casos, também existe o vale transporte, vale-refeição, seguros, entre outros relacionados.

Ou seja, quando geralmente fechamos um contrato de trabalho com uma empresa, o valor do salário estabelecido é bruto, que no caso, é o valor sem os descontos obrigatórios aplicados.

E o salário líquido?

Diferente do salário bruto, o salário líquido nada mais é do que o valor final da remuneração do trabalhador. Ou seja, é o valor que ele irá receber depois de todos os descontos serem aplicados em sua folha de pagamento, ou de acordo com termos contratuais.

Esse valor acaba sendo depositado ao final do mês, ou, como na maioria dos casos, no 5º dia útil de cada mês, seja de forma física (dinheiro em espécie) ou em conta bancária estipulada pelo contratado ou contratante.

Quais são os principais descontos do salário bruto?

Normalmente, os descontos mais prioritários quando o assunto é salário bruto, são os descontos de INSS e IR (Imposto de Renda) retido na fonte. Apesar de serem os principais, algumas empresas e organizações podem realizar outros tipos de descontos, mediante cláusulas contratuais de trabalho.

Alguns desses descontos podem ser planos de saúde, plano odontológico, vale-alimentação ou vale-refeição, vale-transporte, entre outros impostos ou disponíveis pela empresa em questão — pois alguns descontos são optativos. Portanto, os descontos podem variar de empresa para empresa. Além disso, devemos considerar que o IR (Imposto de Renda) retido na fonte e também o desconto fornecido pelo INSS, tendem a serem progressivos.

Em outras palavras, à medida que o seu salário for aumentando, o imposto retido na fonte também irá aumentar, além da contribuição para o INSS. Dependendo do Salário Bruto do funcionário, por exemplo, o Imposto de Renda pode variar entre 5% e 27,5%. Contudo, essas porcentagens podem não existir, caso o trabalhador possua critérios para ser isento dessas taxas.

Portanto, sabendo o seu salário bruto, fica fácil realizar o cálculo do seu salário líquido — aquele que cai na sua conta bancária todo mês. Isso porque os cálculos referentes aos descontos também são fáceis de prever, mediante confirmação de porcentagens de descontos que o holerite (folha de pagamento) mostra ao funcionário.

Conclusão

Conforme vimos, existem diferenças importantes entre o salário bruto e o salário líquido. Logo, para qualquer trabalhador que esteja adentrando ao mercado de trabalho, é de suma importância entender os descontos aplicados, se foram acordados no contrato, e, sobretudo, se estão de acordo com a legislação competente.

Portanto, agora que você já sabe as diferenças, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira mais dicas exclusivas sobre educação financeira.

Procurando uma calculadora de Salário Liquido? Clique Aqui!