Como calcular seu salário líquido

Como calcular seu salário líquido

Quando o assunto é salário líquido, muitos colaboradores podem ter dúvidas. Afinal, é praticamente comum confundi-lo com o salário bruto, que já se trata de uma outra modalidade de salário, e que ainda não oferece os descontos na folha de pagamento.

Contudo, é crucial calcularmos o salário líquido disposto na holerite, a fim de nos certificarmos de que os descontos realizados foram feitos da maneira certa, e de acordo com o combinado. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como calcular o seu salário líquido.

Afinal, o que é salário líquido?

Antes de tudo, podemos definir que o salário líquido nada mais é do que o valor final de sua remuneração! Ou seja, depois que o seu salário passar por todos os descontos, seja de impostos ou de serviços mensais que você contratou, ali se encontrará o salário líquido, que é efetivamente o valor que você irá receber. Em termos trabalhistas, esse valor tende a ser recebido em mãos ou até mesmo em depósito bancário, ao final do mês.

Existe diferença entre salário bruto e salário líquido?

Ao contrário do salário líquido, que é onde a pessoa consegue visualizar a quantia exata que irá receber em sua conta, no salário bruto, o colaborador irá visualizar seu salário completo, sem os devidos descontos.

Ou seja, nesse salário, ainda não foram descontados os valores referentes à contratação de planos de saúde, planos odontológicos, auxílios, empréstimos, tributos, recolhimento de impostos, entre outros relacionados. Trata-se do valor inteiro, sem quaisquer tipos de descontos.

Por esse motivo, muita gente — especialmente funcionários — sempre confundem esses dois tipos de salários, e acabam achando que recebem menos por injustiça do lugar de onde exercem suas atividades profissionais ou até mesmo por erros sistêmicos.

Para evitar esse desconforto, é necessário prestar bastante atenção em sua holerite, a fim de que tudo esteja de acordo com o combinado entre você — enquanto funcionário — e a empresa pelo qual presta serviços.

Quais são os descontos do salário bruto para descobrirmos nosso salário líquido?

Conforme dito, de forma geral, os principais descontos são o INSS e o Imposto de Renda retido na fonte. Sabe-se que essas são as principais contribuições, e que tendem a se aplicar em todo empregado CLT. Entretanto, as empresas também podem realizar outros tipos de descontos, como vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, auxílios, empréstimos consignados, entre outros relacionados.

Somente depois de tirar todos esses valores do salário bruto que aparece na sua holerite, você será capaz de confirmar se o valor do salário líquido está correto em sua folha de pagamento.

Afinal, como fazer esse cálculo?

Caso você queira acompanhar ainda mais de perto e de forma pessoal os valores que são descontados mensalmente na sua folha de pagamento, e se tais descontos estão corretos, você pode realizar o cálculo através de nossacalculadora digital. Ela é completa e já vem com todos os dados a serem inseridos sobre seus descontos empresariais, para que possamos confirmar se o seu salário líquido está devidamente correto.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como calcular o seu salário líquido, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!