Como funciona a antecipação de recebíveis?

Como funciona a antecipação de recebíveis?

É comum ver as empresas fazendo antecipação de recebíveis, em vista de manter o fluxo de caixa mais saudável. A depender da plataforma utilizada, esse pode ser um processo bastante simples e rápido.

Esta não é a única solução do mercado para manter a liquidez em caixa, mas pode aliviar a sua empresa numa situação de sufoco financeiro.

Quer entender melhor como funciona a antecipação de recebíveis? Acompanhe conosco neste post!

O que é antecipação de recebíveis na prática?

Se você chegou até aqui é porque já ouviu falar em antecipação de recebíveis e talvez esteja considerando adotar este recurso em sua empresa, acertei?

No entanto, é sempre importante ficar ciente do que se trata essa prática e considerar se esta é mesmo a solução mais favorável para ajudar o seu negócio.

Sendo assim, trouxemos aqui as principais informações que você precisa saber para entender o que é antecipação de recebíveis e como ela pode ser benéfica para sua empresa.

Na prática, sabemos que não é nada fácil encarar as inúmeras burocracias e altíssimas taxas impostas pelos bancos tradicionais no momento que a sua empresa necessita recorrer a limites de crédito, não é mesmo?

Por isso, existem empresas privadas no mercado que oferecem soluções alternativas para ajudar o seu negócio a sair do sufoco e uma delas é a antecipação de recebíveis.

Antecipar recebíveis nada mais é do que adiantar valores que a sua empresa receberia no futuro

Então, com este recurso, você teria acesso imediato a valores que já te pertence, mas estariam presos a burocracia de cheques, carnês e duplicatas.

Tendo este capital em mãos, o seu fluxo de caixa pode se manter saudável e você poderá utilizar o dinheiro para quitar dívidas e dar celeridade aos processos produtivos e/ou administrativos da empresa.

Vale considerar que o Ministério da Economia criou um programa de antecipação de recebíveis do próprio governo federal, no ano de 2020, permitindo que empresas tenham a possibilidade de solicitar a antecipação de até 70% dos valores referentes a contratos fechados.

Como funciona?

Entender como funciona a antecipação de recebíveis é bem simples. Veja a seguir…

A sua empresa deve solicitar este recurso a um banco, operadora financeira ou techfin, que serão responsáveis pela efetivação do processo de antecipação.

Depois, as notas fiscais a serem antecipadas devem ser selecionadas pela empresa e a instituição financeira faz a liberação do pagamento.

No caso dos bancos tradicionais, faz-se necessário o pagamento de uma taxa, assim como existe um processo mais burocrático para concluir a operação.

Se a sua empresa opta por solicitar a antecipação de recebíveis de uma techfin, as taxas tendem a ser menores, tornando a solução muito mais atrativa.

Antecipação de recebíveis x Empréstimo

Muitas pessoas pensam que antecipação de recebíveis é o mesmo que empréstimo, afinal de contas, o processo de solicitação parece semelhante, mas na realidade existem diferenças claras.

No caso do Empréstimo, o fator de risco está totalmente ligado ao pagamento do valor solicitado. Assim, os bancos ou instituições financeiras precisam avaliar todas as métricas e variáveis que determinem uma taxa de juros específica para cada empréstimo.

É comum, portanto, a empresa pagar um valor muito superior ao que recebeu emprestado, devido as taxas aplicadas no contrato.

Quando a sua empresa solicita a Antecipação de Recebíveis, ela não tem o dinheiro que vai receber naquele momento, mas esse valor chegará, pois o pagamento será feito mediante os acordos já efetivados com os clientes.

Dessa forma, a inadimplência é um risco baixo, proporcionando taxas menores neste recurso.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando outras soluções financeiras para sua empresa, acessando o nosso blog!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!