Como ter controle do giro de caixa do seu negócio?

Como ter controle do giro de caixa do seu negócio?

O giro de caixa é fundamental para o bom desempenho de um negócio, pois é um indicador importante para realizar análises financeiras completas. Com essa ferramenta é possível também garantir uma avaliação de como está a eficiência financeira de um negócio.

Portanto, ele permitirá que os gestores tenham uma compreensão ampla de como está o empreendimento por permitir o entendimento das suas dificuldades e pontos fortes. Por isso, é importante entender o que o giro de caixa pode beneficiar a empresa e como ele deve ser utilizado.

O que é o giro de caixa?

O giro de caixa é um indicador financeiro importante, que tem capacidades específicas de mostrar a quantidade de ciclos da conta ao longo do ano. Assim, ele mostra o número de vezes que o capital entrou ou saiu da empresa durante um período determinado, que em geral é de 12 meses.

Esse tipo de ferramenta é utilizada por diversos tipos de negócios, mas é comum que seja aplicada naqueles que precisam de um fluxo de vendas e que contam com um estoque extenso.

Portanto, o giro de caixa serve para demonstrar a eficiência das operações financeiras. É comum também que ele seja aplicado para comparar as situações vividas pela empresa, em relação à concorrência, que faz parte do mesmo setor em que está inserida.

Ciclo financeiro: como é feito?

Para falar de giro de caixa é importante entender o que é o ciclo financeiro e porque ele faz parte desse processo. O ciclo financeiro é capaz de medir o prazo que os recursos da empresa levam para que sejam transformados em dinheiro.

Assim, ele pode ser entendido através de uma fórmula específica, que é feita dessa forma: CCC = DIO + DSO – DPO.

  • CCC sendo Ciclo financeiro;
  • DIO prazo médio do estoque;
  • DSO prazo para recebimento das vendas;
  • DPO prazo para o pagamento dos fornecedores.

Qual a importância do giro de caixa?

O giro de caixa é importante para garantir o sucesso de uma empresa. Mas alguns fatores podem comprovar os motivos pelos quais ele exerce esse tipo de efeito nos empreendimentos.

A importância do giro de caixa para um negócio pode ser notada diante de algumas situações, que garantirão decisões mais acertadas e ações que beneficiarão a parte financeira do empreendimento.

  • Identificação de melhores momentos para compras;
  • Possibilidade de negociar com fornecedores;
  • Melhores prazos para pagamentos;
  • Pagamento de fornecedores em dia;
  • Diminuição de custos com multas;
  • Suprimento de necessidades operacionais;
  • Aplicações financeiras em momentos certos;
  • Identificação dos melhores momentos para investir.

Controle do giro de caixa

Portanto, o controle destes cálculos que deve ser feito para entender quantas vezes a empresa consegue fazer com que o caixa gire no período de 12 meses, que é mais comum para esse tipo de análise.

Dessa forma, quanto maior for o valor obtido nesses cálculos, será melhor para a empresa, mostrando que ela possui a capacidade de girar o seu caixa de forma positiva diversas vezes ao ano, obtendo bons resultados financeiros.

Portanto, o ciclo financeiro deve ter um valor proporcional, para que demonstre que a empresa está em uma situação favorável e não precisa de apoio de terceiros para que as suas necessidades sejam supridas, visto que o dinheiro estará retornando de forma ágil ao caixa.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e fique por dentro de outras novidades e assuntos para entender tudo sobre gestão financeira!

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!