Saiba como poupar dinheiro com transporte

Saiba como poupar dinheiro com transporte

Transporte é um serviço que todo mundo depende, seja ônibus, metrô, trem ou mesmo carro próprio. Apesar de essencial, os valores estão cada vez mais altos e os custos para se locomover dentro da cidade não param de subir.

Existem diversas formas de economizar na hora de se deslocar, e essa economia pode ser o diferencial para o seu orçamento do mês fechar. Pensando nisso, vamos conhecer estratégias para diminuir os custos com transporte e, assim, sobrar dinheiro para outras despesas e até mesmo para o lazer.

Essas dicas são relacionadas a pequenas atitudes diárias, mas que, ao final de um mês inteiro, fazem diferença no orçamento final.

Coloque todos os gastos na ponta do lápis

Faça um balanço de todos os seus gastos com transporte por mês, incluindo gastos indiretos e eventuais lanches no deslocamento, por exemplo. Pode parecer uma ideia simples, mas só de colocar tudo na ponta do lápis já será possível entender onde cortar gastos.

Nesse balanço coloque tudo: todas as passagens e integrações, se usar transporte público, e todos os gastos com gasolina e IPVA – se utilizar carro particular.

Utilize diferentes meios de transporte no seu dia a dia

Com o alto valor do combustível, vale a pena inserir diferentes maneiras de se deslocar pela cidade. Se seu destino é próximo a uma estação de metrô, por exemplo, vale a pena deixar o carro em casa e optar pelo transporte público. Essa mudança dará uma boa economia ao final do mês.

Opte pelo carro para chegar aos locais aonde o transporte público não chega ou em dias de muita chuva, por exemplo. O ideal é chegar a um equilíbrio entre a economia e o bem-estar na sua rotina.

Use e abuse de caronas

Essa dica vale tanto para os motoristas quanto para os caroneiros. O dono de veículo, ao oferecer uma carona através de apps específicos, consegue ter um retorno significativo dos gastos diários com o deslocamento. Da mesma forma, quem pega a carona tem um transporte confortável e ágil por um valor muito mais em conta.

Os apps geralmente oferecem níveis de segurança, exigindo a documentação dos usuários para cadastramento, por exemplo. Isso diminui a possibilidade de problemas durante as caronas.

Use o cartão de ônibus da sua cidade

Para quem se desloca pela cidade de ônibus, é fundamental verificar se existe algum cartão que integre os meios de transporte. Alguns lugares, por exemplo, permitem que o usuário pegue dois ônibus pagando apenas pela primeira passagem. Outros oferecem descontos para quem utiliza duas modalidades diferentes de transporte público em um curto período.

Essa economia pode fazer uma grande diferença ao final do mês, principalmente para quem utiliza mais de um transporte público para se deslocar. Por isso, entre no site das empresas de transporte da sua cidade e verifique a possibilidade.

Quer saber mais sobre como cuidar do seu dinheiro?

A gente sabe que nem sempre é uma tarefa fácil entender as melhores maneiras de cuidar do seu dinheiro, conquistado com muito esforço e trabalho. Por isso, nosso blog oferece diversos textos para te ajudar a entender melhor como organizar suas finanças.

Clique aqui e confira!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!