Vantagens do pagamento à vista

Vantagens do pagamento à vista

Existem diversas vantagens do pagamento à vista, modalidade de compra que dá maior controle financeiro para todos nós. Apesar de os benefícios serem muitos, boa parte deles não é do conhecimento de muitas pessoas.

E justamente por isso, nós resolvemos elaborar o artigo a seguir: para falarmos sobre as vantagens de se comprar à vista. Se você quer conhecer esses benefícios, e começar a aproveitar todos eles, não deixe de conferir o artigo abaixo!

Te ajuda a manter o controle das finanças

pagamento à vista ajuda a manter o controle das finanças, afinal, você não lida com um dinheiro que não se tem. Quando estamos falando do dinheiro físico, que lhe mostra a todo tempo o quanto ainda lhe resta, a situação fica ainda mais fácil de ser controlada.

Quando realizamos compras no crédito, por conta dos altos limites dos cartões, muitas pessoas podem perder o controle de suas finanças. Esse tipo de situação pode ser evitada em compras à vista, onde o pagamento acontece no mesmo momento.

Descontos no momento da compra

Uma das maiores vantagens do pagamento à vista é a possibilidade de ter descontos no momento da compra. Geralmente, vendedores costumam disponibilizar algumas ofertas para quem realiza o pagamento no ato, sem parcelamento.

Algumas empresas podem dar um desconto até mesmo maior do que 10%, representando uma excelente vantagem. Para quem pretende economizar, e estar sempre com os preços mais baixos, a compra à vista é mais vantajosa do que a parcelada.

Valorização do próprio dinheiro

Quando você realiza uma compra à vista, você sente a dor no bolso no mesmo momento em que o pagamento é feito. Ou seja, não existe o prazo do próximo mês chegar para que você visualize que o seu dinheiro diminuiu em sua conta.

Esse tipo de prática, apesar de deixar algumas pessoas desconfortáveis, te ajuda a valorizar o seu próprio dinheiro. Quem paga no momento da compra sabe exatamente o quanto tem e quanto foi difícil conseguir aquele dinheiro.

Planejamento financeiro mais sólido

Quando se gasta o dinheiro, sem levar dívidas para os próximos meses, fica mais fácil se planejar financeiramente. Não correr os riscos de esquecer de levar em consideração uma compra parcelada, já é suficiente para trazer muito sossego a quem paga as dívidas.

Para quem pretende juntar dinheiro para o futuro, o pagamento à vista, por não te atrapalhar com contas, é a melhor opção. Um planejamento mais sólido, sem gastos desnecessários, pode te auxiliar na conquista de objetivos.

Não compromete a sua renda líquida

Como última vantagem do pagamento à vista, podemos citar que ele não compromete a sua renda líquida. Ou seja, quando você evita o parcelamento, o seu dinheiro não fica comprometido, todos os meses, para o pagamento da compra que foi feita.

Uma compra à vista de R$ 1.000,00 não se estende para os próximos meses. Contudo, no caso do parcelamento em 10 vezes, por exemplo, durante todo esse período você vai precisar contar com R$ 100,00 a menos em seu orçamento, atrapalhando a organização.

No mais, nosso artigo fica por aqui, mas não se esqueça de que, para conferir mais material sobre finanças, basta acessar o nosso blog e conferir outros posts!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!