Técnica dos envelopes: saiba como economizar dinheiro

Técnica dos envelopes: saiba como economizar dinheiro

De origem japonesa e popularizada por Dave Ramsey, consultor financeiro americano, a técnica dos envelopes é uma das grandes sacadas de como economizar dinheiro.

Mas esse método funciona na era digital? Assim como tudo, você pode adaptá-lo e gerar bons frutos ao organizar as suas finanças.

Para ajudar, separamos algumas informações que vão ajudar na hora de pensar nas despesas e economias.

Técnica dos envelopes: o que é?

Essa prática nada mais é do que uma maneira simples e viável para:

- Organizar as finanças;

- Controlar o orçamento;

- Economizar o seu suado dinheiro.

Seja em espécie ou virtual, a pessoa separa uma quantidade específica de cédulas e moedas em envelopes e distribui a sua renda mensal dentro de cada um.

É preciso estipular algumas categorias, como as contas de casa e investimentos.

Mas para funcionar, tem de se esforçar e usar somente o dinheiro que separou até o fim do mês. Até pode ser menos, mas nunca mais. Se não, a dívida pode surgir e nada de economia.

Quais são as desvantagens?

A maioria tem o hábito de usar cartão de crédito e realizar pagamentos digitais. Ou seja, há o risco dessa técnica bater de frente com a tecnologia.

Porém, esse método é adaptável e pode ser usado de maneira tecnológica. Por exemplo, quer comprar um ingresso de uma peça de teatro com a sua família? A compra online é a melhor opção.

Mas saiba que você pode simbolizar esse dinheiro usando um sistema online. Sendo assim, ter o controle de gastar apenas o que está dentro do envelope virtual. E isso até colabora na sensação de que está gastando menos.

Conheça os benefícios

Uma pesquisa feita pela SPC Brasil indicou que 38% das pessoas usam a tradicional ferramenta manual para ter o controle financeiro: o caderno de anotações.

Então, se você tem esse hábito, separe alguns envelopes e usá-los como aliados para ter uma disciplina financeira mais eficaz.

Por fim, eles ajudam a guardar uma grana para eventos futuros.

Primeiros passos

A etapa número um é nomear cada envelope, como:

- Despesas domésticas (luz, condomínio, internet)

- Saúde e alimentação;

- Lazer, entre outras.

Independente do que seja, anote de acordo com a sua realidade. Leve em conta a renda mensal e os gastos fixos e variáveis.

No mais, defina quais são as suas prioridades e tenha em mente que economizar o que sobrou é uma maneira de investir em objetivos futuros.

E como economizar dinheiro?

A conta de luz veio mais barata? Não coloque o que sobrou em outro envelope. Guarde para o próximo mês e, ao final, terá a sensação de que economizar gerou bons frutos e mais renda.

Você também pode investir esse dinheiro “extra” em um sonho, como uma viagem e/ou a compra de um apartamento.

Como diria Gustavo Cerbasi, autor de “Como organizar sua vida financeira”: usando melhor o seu dinheiro, você terá uma vida mais rica. A médio ou a longo prazo.

Trate a técnica dos envelopes como sua aliada. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!