Quanto guardar para se aposentar de forma tranquila?

Quanto guardar para se aposentar de forma tranquila?

Com as recentes mudanças nas estruturas previdenciárias e o crescente aumento na expectativa de vida, é necessário pensar na aposentadoria cedo, a fim de garantir uma velhice tranquila e com um padrão de vida equilibrado. Mas, então, quanto guardar para se aposentar de forma tranquila?

O que é preciso para se aposentar com tranquilidade?

Mas o que é necessário para se aposentar tranquilamente e manter o mesmo padrão de vida e se possível não depender do INSS? Primeiramente é necessário um bom planejamento financeiro pessoal, o planejamento de investimentos e a poupança regular trazem mais liberdade e segurança na melhor forma de aplicar sua renda.

Um plano pessoal de finanças bem construído com metas e focos bem definidos lhe confere mais controle sobre suas despesas e é um passo importante na realização de seus sonhos.

Como é um planejamento de longo prazo é necessário avaliar uma série de fatores como: Qual idade deseja se aposentar, com qual idade começou a poupar, qual atividade se dedica, qual sua renda, levar em consideração sua saúde física e mental, qual expectativa da longevidade no trabalho, quanto pode poupar de sua renda, quais seus objetivos, como é seu estilo de vida hoje e na senilidade. Tudo isso deve ser levado em conta para realizar um bom planejamento financeiro pessoal e para saber quanto guardar para se aposentar de forma tranquila.

Afinal, quanto guardar para se aposentar de forma tranquila?

O consenso entre especialistas em economia é que as decisões do planejamento financeiro são muito pessoais assim como os seus objetivos, anseios e perfil. Todavia aconselhável, desde o seu primeiro salário, que se possível reserve ao menos 10% de sua renda.

Conforme seja possível e montando um bom planejamento financeiro reserve uma fatia maior de sua renda, 20% ou 30%. Um exemplo é que se uma pessoa começa a poupar e investir 1000 reais por mês aos seus vinte anos, ao chegar aos 65 anos poderá ter criado um patrimônio de cerca de 1,5 milhão de reais. Por outro lado, caso só comece a fazer a poupança após os trinta anos esse patrimônio será de 900 mil reais.

Como e onde investir minha aposentadoria.

Muito se fala em poupar e investir para multiplicar sua renda, mas como aplicar corretamente esses recursos?

Assim como o quanto se deve poupar, a gestão desses recursos também é uma escolha pessoal e existem variadas opções, de acordo com o objetivo e perfil de cada investidor.

A opção para aqueles que não tem muito conhecimento sobre mercado financeiro e sobre aplicações é a previdência privada, deste modo terá um investidor profissional para gerir os recursos.

Existem vários tipos de investidores, existem aqueles mais ousados que se propõem a correr riscos da perda dos recursos em mercados voláteis como o mercado de ações com chances de ganhos maiores e hão aqueles que tem um perfil de investimento mais conservador, que não estão dispostos a correr riscos de perder seus recursos. Então aconselham-se investimentos mais estáveis e seguros, como títulos públicos, poupança e CDB

A opção para aqueles que não têm muito conhecimento sobre mercado financeiro e sobre aplicações é a previdência privada, deste modo terá um investidor profissional para gerir os recursos.

Outro fator que pesa na escolha de diferentes tipos de investimentos é o fator tributário. Diferentemente das aplicações como CDB e títulos públicos têm um prazo de vencimento onde os impostos são recolhidos, os planos de previdência não tem esse limite, sua tarifação é realizada apenas no momento do resgate do investimentos..

Gostou de saber quanto guardar para se aposentar de forma tranquila? Venha conhecer nosso blog e ficar por dentro das novidades.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!