Vantagens e desvantagens do cartão pré-pago

Vantagens e desvantagens do cartão pré-pago

A modalidade crédito no cartão é amplamente utilizada no mundo todo, tornando-se uma das principais formas de pagamento utilizada em compras e outras transações. O funcionamento é bem fácil de entender: você realiza as compras e somente as paga quando a fatura chegar.

Entretanto, existe outra possibilidade: os cartões pré-pagos. Essa modalidade vem ganhando adeptos e seu público principal são as pessoas que não podem ter um cartão de crédito convencional, por qualquer motivo que seja.

Vamos descobrir quais são as vantagens e desvantagens do cartão pré-pago, mas primeiro veja o que seria exatamente essa modalidade de cartão. Depois desse texto você será capaz de decidir se essa é uma boa opção ou não para as suas necessidades.

Como funciona um cartão pré-pago?

Nessa modalidade de cartão você precisa realizar uma recarga prévia de algum valor, que ficará disponível para compras que exigem o pagamento com cartão de crédito. Em outras palavras, você precisa pagar antes pelas suas compras, como em um cartão de débito, porém consegue comprar em locais que somente aceitam compras em crédito.

Vantagens do cartão pré-pago

Uma das vantagens mais importantes é a menor burocracia para solicitar o seu cartão. Como o usuário precisa recarregar o cartão antes de utilizá-lo, as operadoras de cartão não tem o risco de inadimplência e, portanto, facilitam a liberação. Geralmente não é necessário nenhum comprovante de renda, por exemplo.

Além disso, as operadoras não fazem uma busca do usuário no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou mesmo no SERASA. Isso torna o cartão pré-pago uma opção para quem tem o nome negativado em algum desses sistemas.

Outra vantagem importante é a possibilidade de realizar compras que só são possíveis através da função “crédito”. Alguns serviços de streaming, por exemplo, somente aceitam pagamento no cartão de crédito, tornando o pré-pago uma ótima solução para quem não o tem.

Também temos que considerar que o cartão pré-pago evita o endividamento do usuário, justamente porque é preciso ter o dinheiro antes de realizar alguma compra. Não é possível comprar mais do que irá conseguir pagar.

Desvantagens do cartão pré-pago

Existe uma limitação importante nessa modalidade de cartão: não é possível parcelar uma compra. Ou seja, produtos com valores altos só poderão ser adquiridos usando um cartão desses se o pagamento for à vista, justamente por ser necessário realizar uma recarga do valor antes.

Como já vimos, é preciso ter o dinheiro antes da compra. Isso é uma desvantagem para quem não tem essa possibilidade, mas também é uma vantagem por evitar dívidas.

Como uma última desvantagem, geralmente as operadoras cobram taxas adicionais caso o usuário queira realizar saques em caixas eletrônicos e também para realizar transferências entre bancos.

Quer saber mais sobre como cuidar do seu dinheiro?

A gente sabe que nem sempre é uma tarefa fácil entender as melhores maneiras de cuidar do seu dinheiro, conquistado com muito esforço e trabalho. Por isso, nosso blog oferece diversos textos para te ajudar a entender melhor como organizar suas finanças. Clique aqui e confira!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!