Dicas para fugir de golpes financeiros

Dicas para fugir de golpes financeiros

O avanço da tecnologia trouxe inúmeras novas possibilidades se tratando do mundo financeiro. São novas facilidades que, infelizmente, também são acompanhadas de novas maneiras de aplicar golpes.

Só em fevereiro de 2022 foram mais de 300 mil brasileiros vítimas de tentativas de golpes financeiros, segundo pesquisa do Serasa Experian. Isso quer dizer que é preciso estar sempre atento a possíveis fraudes.

Vamos conhecer 5 dicas para te ajudar a fugir de golpes financeiros. Algumas vezes basta um olhar mais atento às propostas e solicitações para perceber que se trata de uma tentativa de fraude.

1 - Jamais faça transferências para terceiros

Existem muitas táticas usadas por golpistas que envolvem fazer uma transferência para suas contas ou de alguma outra pessoa. Evite ao máximo realizar esse tipo de operação.

É possível que o golpista peça, por exemplo, um adiantamento para realizar determinado serviço ou para entregar algum produto. Certifique-se sempre da legalidade desses pedidos através dos contatos oficiais dos bancos ou instituições envolvidas.

2 - Sempre desconfie

Não se deixe levar por propostas tentadoras de investimentos, promoções ou ofertas. Se os valores oferecidos estão muito discrepantes dos praticados pelo mercado já é um motivo para ficar com a atenção redobrada.

Uma maneira que os golpistas usam para diminuir a atenção das pessoas é criar uma sensação de urgência nas transações. Isso quer dizer que oferecem uma condição ou desconto, por exemplo, que só é válido por algumas horas ou no exato momento da oferta.

3 - Cuidado com seus documentos pessoas

Tenha muito critério ao compartilhar seus dados pessoais com outras pessoas ou mesmo em redes sociais. Ao postar uma foto em que aparece seus dados de cartão, por exemplo, você fica muito exposto ao uso indevido e a golpes financeiros.

4 - Não deixe seus cartões salvos em sites

Convenhamos que é muito prático deixar os dados do seu cartão de crédito salvos nos sites onde você compra com frequência. Isso diminui o tempo gasto inserindo essas informações a cada nova compra. Entretanto, não é uma atitude recomendada.

Mesmo em sites de e-commerce conhecidos e de confiança, sempre existe uma chance de invasão e roubos dos dados que você deixou salvos na plataforma. Não é incomum vermos notícias de vazamentos de dados, por isso todo cuidado é essencial.

5 - Verifique as fontes

Recebeu um e-mail com uma proposta muito vantajosa de investimento ou compra? A primeira atitude deve ser analisar qual foi a conta de e-mail que enviou a mensagem. Golpistas podem utilizar nomes de emails muito parecidos com os oficiais das empresas, por isso pesquise antes se aquela fonte é confiável.

A mesma coisa vale para mensagens de SMS, WhatsApp e ligações. Se ficou com dúvida sobre a procedência do contato, uma boa maneira de se certificar é entrando em contato com as empresas através do site oficial e pedindo para verificarem se determinado Emil foi enviado por eles.

Esteja sempre informado

Acesse nosso blog clicando aqui e esteja sempre por dentro das novidades do mundo financeiro, além de ler dicas sobre como lidar melhor com seu dinheiro e diversos outros temas que vão agregar na sua vida financeira.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!