O que é Fluxo de Caixa?

O que é Fluxo de Caixa?

Entender as finanças de um negócio pode ser algo confuso para a maioria dos empreendedores. Avaliar questões como estoque, recursos disponíveis e para onde o dinheiro está sendo direcionado é um desafio a ser superado para conquistar o sucesso.

Assim, muitas dúvidas podem surgir diante destas questões e é preciso que para conseguir entender tudo o que acontece em um empreendimento, exista um acompanhamento correto do fluxo de caixa.

Compreender como funciona o fluxo de caixa pode beneficiar muito as ações a serem tomadas em sequência, facilitando o planejamento de pagamentos de despesas e prevendo potenciais problemas que poderão ser resolvidos antes que se tornem algo maior.

Entenda mais sobre o que é fluxo de caixa e como ele deve ser empregado!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada pela gestão financeira de um empreendimento que visa auxiliar no controle das entradas e das saídas de dinheiro que fazem parte dos processos gerais do negócio.

Fazem parte destes processos as despesas da empresa, como os salários a serem pagos, o aluguel do espaço onde o negócio está instalado, a energia, a internet, as receitas de vendas e prazo e outras ações que envolvem algum tipo de gasto.

É através dessa ferramenta de gestão financeira que se tem um acompanhamento mais amplo das movimentações financeiras. O objetivo é garantir o equilíbrio nesse sentido.

Atualmente, o fluxo de caixa pode ser feito através de várias tecnologias que visam otimizar o processo, que antes já se mostrou muito burocrático ao ser executado de forma manual. Para isso, existem sistemas que realizam uma gestão financeira completa.

Lucro e fluxo de caixa: qual a diferença?

Existe uma confusão a respeito do lucro e do fluxo de caixa que pode acabar acontecendo, em especial com os empreendedores iniciantes. É importante se atentar que lucro e fluxo de caixa são duas coisas diferentes.

O lucro é o dinheiro que sobra para o negócio após o desconto da receita, os custos e as despesas com a manutenção. Já o fluxo de caixa representa o momento que a empresa recebe o dinheiro e realiza os devidos pagamentos.

Tipos de fluxo de caixa

Em geral, podem ser adotados cinco tipos distintos de fluxo de caixa, a depender da situação do negócio. Eles são:

  • Direto;
  • Indireto;
  • Projetado;
  • Livre;
  • Operacional.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Ao utilizar o fluxo de caixa, seja através de sistemas de gestão financeira ou outros meios, a empresa terá um acompanhamento completo de todo e qualquer tipo de movimentação financeira realizada.

Isso se faz importante para avaliar algumas questões e proporcionar a oportunidade de que os gestores consigam tomar decisões certeiras em relação ao capital do empreendimento para ter bons resultados futuros.

Assim, ficará mais fácil para o empreendedor entender se o capital vai sobrar ou faltar futuramente, de modo que ele que possa assim realizar as devidas negociações e acertos, evitando o comprometimento dos processos internos.

Por que fazer o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa deve ser feito para garantir o controle financeiro do empreendimento. Somente com a execução dessa ferramenta é possível entender como estão as finanças de uma empresa.

Sem isso é inviável ter um controle correto e positivo das entradas e saídas de dinheiro. É fundamental o uso do fluxo de caixa para resultados positivos e para o crescimento do negócio.

Como é feita a análise de fluxo de caixa?

O processo de análise de fluxo de caixa leva em consideração vários aspectos distintos porque traz uma visão completa de como a gestão financeira está sendo exercida. Por isso, são observadas atividades operacionais, de financiamento e de investimento.

Para que se tenha um fluxo de caixa positivo, é necessário que o resultado final da análise seja maior do que o inicial. Caso contrário, está negativo.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e fique por dentro de outras novidades e assuntos para entender tudo sobre gestão financeira.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!